Adamantina se prepara para o 10º Bunkyo Rural

14/09/2019 19h06

Tendo como tema “Tendências para o Agronegócio”, o evento será realizado na cidade de Adamantina no recinto do Clube de Campo da Camda, nos dias 27 e 28 de Setembro.

Reunidos na tarde de 11/09 com a equipe da prefeitura, vindos de São Paulo, os Srs. Tomio Katsuragawa, Presidente da Comissão Bunkyo Rural, e Nelson Hitoshi Kamitsuji, Coordenador do Bunkyo Rural.

Acompanhados da presidente da ACREA, Sra. Noriko Onishi Saito, os Srs. Tomio e Nelson concederam entrevista ao site clikar.

Iniciando a entrevista a presidente da Acrea, Noriko Onishi Saito, falou sobre a grande conquista para Adamantina a realização desta edição do Bunkyo Rural.

Em sua fala o Sr. Tomio  apresentou o objetivo do 10º Bunkyo Rural em Adamantina.

“ A Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, através de sua Comissão Bunkyo Rural, tem auxiliado os produtores rurais realizando anualmente o Encontro Bunkyo Rural nas regiões mais necessitadas, levando as novidades do setor e as técnicas mais avançadas e apropriadas, tanto na produção, como na comercialização, administração e ideias inovadoras para obtenção de renda na propriedade agrícola, contribuindo para a evolução da agricultura no Brasil.

Com a recente crise no setor sucroalcooleiro, as usinas de açúcar e álcool, que eram as principais produtoras e arrendavam largas extensões de terra, passaram gradativamente a devolver as terras arrendadas aos produtores rurais.

O Estado de São Paulo, onde se concentram produtores em pequenas e médias propriedades, que haviam cedido suas terras para usinas, encontram-se agora em situação difícil para retomar à atividade depois de longos anos fora desse meio.

Prefeitos da Alta Paulista, região que comporta inúmeros municípios, muitos dos quais têm na agricultura a principal fonte de renda, estão muito preocupados e têm solicitado o apoio especial da Comissão Bunlyo Rural para viabilizar a retomada destas terras pelo produtores rurais, principalmente os proprietários de glebas de pequeno e médio porte.

Esta é uma situação que se repete também em outras regiões brasileiras.”

(transcrição das palavras do Sr. Tomio Katsuragawa)

Fazendo uso da palavra, o Coordenador do Projeto Bunkyo Rural, Sr. Nelson Hitoshi Kamitsuji, disse que o título Tendências para o Agronegócio e um título bastante amplo, mas o princípio é a valorização do produtor rural, “nossa ideia não é dar a receita de bolo para ninguém, e sim, despertar a vontade de fazer, nós vamos dar instrumentos para que o produtor rural possa decidir qual o caminho a seguir, enfatizou ele.

A entrevista completa você pode ouvir no link logo abaixo da matéria.

Erivaldo Lopes
Jornalista

entrevista

FAI entra em recesso de fim de ano a partir de 20 de dezembro

18/12/2025    16h24 Atividades retornam no dia 5 de janeiro Por Jéssica Nakadaira O Centro Universitário de Adamantina entrará em recesso das atividades administrativas a partir deste

Egresso de Agronomia da FAI conquista 4º lugar em Mestrado na Unesp de Ilha Solteira

18/12/2025    16h15 Mateus Eduardo do Rio desenvolverá pesquisas na linha de Ecofisiologia, com foco no uso de reguladores hormonais em culturas agrícolas Por Gustavo

Prefeitura de Adamantina informa que haverá alteração do funcionamento de todas as unidades básicas de saúde somente na segunda-feira (22)

18/12/2025   14h59 A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Saúde, informa que excepcionalmente na segunda-feira (22), todas as unidades de saúde do município

00:00