Adamantina se prepara para o 10º Bunkyo Rural

14/09/2019 19h06

Tendo como tema “Tendências para o Agronegócio”, o evento será realizado na cidade de Adamantina no recinto do Clube de Campo da Camda, nos dias 27 e 28 de Setembro.

Reunidos na tarde de 11/09 com a equipe da prefeitura, vindos de São Paulo, os Srs. Tomio Katsuragawa, Presidente da Comissão Bunkyo Rural, e Nelson Hitoshi Kamitsuji, Coordenador do Bunkyo Rural.

Acompanhados da presidente da ACREA, Sra. Noriko Onishi Saito, os Srs. Tomio e Nelson concederam entrevista ao site clikar.

Iniciando a entrevista a presidente da Acrea, Noriko Onishi Saito, falou sobre a grande conquista para Adamantina a realização desta edição do Bunkyo Rural.

Em sua fala o Sr. Tomio  apresentou o objetivo do 10º Bunkyo Rural em Adamantina.

“ A Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, através de sua Comissão Bunkyo Rural, tem auxiliado os produtores rurais realizando anualmente o Encontro Bunkyo Rural nas regiões mais necessitadas, levando as novidades do setor e as técnicas mais avançadas e apropriadas, tanto na produção, como na comercialização, administração e ideias inovadoras para obtenção de renda na propriedade agrícola, contribuindo para a evolução da agricultura no Brasil.

Com a recente crise no setor sucroalcooleiro, as usinas de açúcar e álcool, que eram as principais produtoras e arrendavam largas extensões de terra, passaram gradativamente a devolver as terras arrendadas aos produtores rurais.

O Estado de São Paulo, onde se concentram produtores em pequenas e médias propriedades, que haviam cedido suas terras para usinas, encontram-se agora em situação difícil para retomar à atividade depois de longos anos fora desse meio.

Prefeitos da Alta Paulista, região que comporta inúmeros municípios, muitos dos quais têm na agricultura a principal fonte de renda, estão muito preocupados e têm solicitado o apoio especial da Comissão Bunlyo Rural para viabilizar a retomada destas terras pelo produtores rurais, principalmente os proprietários de glebas de pequeno e médio porte.

Esta é uma situação que se repete também em outras regiões brasileiras.”

(transcrição das palavras do Sr. Tomio Katsuragawa)

Fazendo uso da palavra, o Coordenador do Projeto Bunkyo Rural, Sr. Nelson Hitoshi Kamitsuji, disse que o título Tendências para o Agronegócio e um título bastante amplo, mas o princípio é a valorização do produtor rural, “nossa ideia não é dar a receita de bolo para ninguém, e sim, despertar a vontade de fazer, nós vamos dar instrumentos para que o produtor rural possa decidir qual o caminho a seguir, enfatizou ele.

A entrevista completa você pode ouvir no link logo abaixo da matéria.

Erivaldo Lopes
Jornalista

entrevista

Centro Universitário de Adamantina: Compromisso com a Excelência no Ensino e Investimento Contínuo na Saúde

17/06/2024 18h11 Decisão do TJ-SP autoriza continuidade dos Internatos em São Carlos Por Jesana Lima O Centro Universitário de Adamantina reafirma seu compromisso com a

Junta de Serviço Militar de Adamantina informa que jovens de 18 anos devem fazer alistamento no mês de junho

17/06/2024 18h09 Prazo vai até o dia 30! A Junta de Serviço Militar de Adamantina informa que os jovens nascidos em 2006 e que completam

Prefeitura de Adamantina inaugura obra de infraestrutura urbana na vicinal Moysés Justino da Silva

17/06/2024 18h06 Solenidade acontece nesta terça-feira (18) a partir das 9h30 Ainda na programação de inaugurações em meio às comemorações pelos 75 anos de Adamantina,

00:00