Adamantina se prepara para o 10º Bunkyo Rural

14/09/2019 19h06

Tendo como tema “Tendências para o Agronegócio”, o evento será realizado na cidade de Adamantina no recinto do Clube de Campo da Camda, nos dias 27 e 28 de Setembro.

Reunidos na tarde de 11/09 com a equipe da prefeitura, vindos de São Paulo, os Srs. Tomio Katsuragawa, Presidente da Comissão Bunkyo Rural, e Nelson Hitoshi Kamitsuji, Coordenador do Bunkyo Rural.

Acompanhados da presidente da ACREA, Sra. Noriko Onishi Saito, os Srs. Tomio e Nelson concederam entrevista ao site clikar.

Iniciando a entrevista a presidente da Acrea, Noriko Onishi Saito, falou sobre a grande conquista para Adamantina a realização desta edição do Bunkyo Rural.

Em sua fala o Sr. Tomio  apresentou o objetivo do 10º Bunkyo Rural em Adamantina.

“ A Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, através de sua Comissão Bunkyo Rural, tem auxiliado os produtores rurais realizando anualmente o Encontro Bunkyo Rural nas regiões mais necessitadas, levando as novidades do setor e as técnicas mais avançadas e apropriadas, tanto na produção, como na comercialização, administração e ideias inovadoras para obtenção de renda na propriedade agrícola, contribuindo para a evolução da agricultura no Brasil.

Com a recente crise no setor sucroalcooleiro, as usinas de açúcar e álcool, que eram as principais produtoras e arrendavam largas extensões de terra, passaram gradativamente a devolver as terras arrendadas aos produtores rurais.

O Estado de São Paulo, onde se concentram produtores em pequenas e médias propriedades, que haviam cedido suas terras para usinas, encontram-se agora em situação difícil para retomar à atividade depois de longos anos fora desse meio.

Prefeitos da Alta Paulista, região que comporta inúmeros municípios, muitos dos quais têm na agricultura a principal fonte de renda, estão muito preocupados e têm solicitado o apoio especial da Comissão Bunlyo Rural para viabilizar a retomada destas terras pelo produtores rurais, principalmente os proprietários de glebas de pequeno e médio porte.

Esta é uma situação que se repete também em outras regiões brasileiras.”

(transcrição das palavras do Sr. Tomio Katsuragawa)

Fazendo uso da palavra, o Coordenador do Projeto Bunkyo Rural, Sr. Nelson Hitoshi Kamitsuji, disse que o título Tendências para o Agronegócio e um título bastante amplo, mas o princípio é a valorização do produtor rural, “nossa ideia não é dar a receita de bolo para ninguém, e sim, despertar a vontade de fazer, nós vamos dar instrumentos para que o produtor rural possa decidir qual o caminho a seguir, enfatizou ele.

A entrevista completa você pode ouvir no link logo abaixo da matéria.

Erivaldo Lopes
Jornalista

entrevista

FAI lança Programa de Pagamento Incentivado (PPI) com até 100% de desconto em multas e juros

26/06/2026   17h20 Programa oferece parcelamento em até 60x com descontos escalonados Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP O Centro Universitário de Adamantina – FAI criou

Ex-aluna de Nutrição da FAI se destaca na área de Infectologia e Pesquisa Clínica em Botucatu

26/06/2026   16h52 Milena dos Santos Mantovani se formou na FAI em 2013 e hoje atua no atendimento a pacientes com patologias infecciosas, na liderança de

Alunos da Fatec Adamantina mergulham no universo das imagens de satélite em minicurso de Sensoriamento Remoto

26/06/2026  17h35 O minicurso teve como foco preparar os estudantes para um futuro projeto de extensão   Por Assessoria de Imprensa Nos dias 22, 23

Operação da Energisa identifica desvio de 200 mil kWh de energia em estabelecimentos comerciais de Prudente

26/06/2026   17h28 Durante dez dias, equipes da concessionária, com apoio das polícias Militar e Civil, realizaram inspeções em imóveis com suspeitas de irregularidades no consumo

00:00