Alesp aprova reforma da Previdência de São Paulo

19/02/2020 19h40

Com 57 votos favoráveis, reforma deve gerar economia de R$ 32 bilhões em 10 anos

Os deputados da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovaram na noite desta terça-feira (18), em 1° turno, com 57 votos favoráveis, a reforma da Previdência para os servidores estaduais, apresentado pelo Governo do Estado. Com a medida, o Governo espera uma economia aos cofres públicos de R$ 32 bilhões em 10 anos.

Por ser uma mudança na Constituição Estadual são necessárias duas votações. O próximo passo é aguardar o prazo de seis horas de discussão para ir à segunda e última votação.

A votação ocorreu após o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, suspender a liminar proferida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo e liberar a tramitação da reforma. Com a decisão do ministro, também fica liberada a designação do deputado Heni Ozi Cukier (Novo-SP) como relator especial da proposta.

A reforma é essencial para a sustentabilidade financeira dos recursos públicos e a recuperação da capacidade de investimento do Estado. Garantindo aos servidores o direito à aposentadoria sem atrasos ou redução, assim como a manutenção e ampliação de serviços públicos essenciais, como saúde, segurança e educação.

Em 2018, dos R$ 34,3 bilhões gastos para pagar 550.000 aposentados e pensionistas estaduais R$ 29,5 bilhões vieram de fontes do Governo (86{566cc9a385eb5c53176b33b2e5256920dc5e2831a279a8f78f8e371482bf4501} do total); e somente R$ 4,8 bilhões da contribuição dos servidores (14{566cc9a385eb5c53176b33b2e5256920dc5e2831a279a8f78f8e371482bf4501} do total). A projeção é que em 2022 os gastos com os aposentados e pensionistas ultrapassem o despendido com os 643 mil servidores da ativa.

Os projetos preveem respeito ao teto do Regime Geral da Previdência Social (RGPS) para cálculo dos benefícios, novas regras para pensão por morte e contribuição de 14{566cc9a385eb5c53176b33b2e5256920dc5e2831a279a8f78f8e371482bf4501} para servidores inativos. Serão mantidas regras especiais para professores, policiais e pessoas com deficiência.

Também haverá regras de transição para servidores que já ingressaram no funcionalismo estadual e cumprirem alguns requisitos. Aqueles que já cumpriram os requisitos para se aposentar não serão atingidos pela mudança, e os servidores já aposentados também não sofrerão qualquer alteração no valor de seu benefício por conta do projeto.

Mudanças

Quando as novas regras entrarem em vigor, a idade mínima para aposentadoria voluntária será de 62 anos para mulheres e de 65 anos para homens. Já o tempo mínimo de contribuição passa de 35 para 25 anos de recolhimento.

Com o objetivo de aumentar as receitas e reduzir a insuficiência financeira também está sendo proposta a elevação da alíquota da contribuição previdenciária de 11{566cc9a385eb5c53176b33b2e5256920dc5e2831a279a8f78f8e371482bf4501} para 14{566cc9a385eb5c53176b33b2e5256920dc5e2831a279a8f78f8e371482bf4501}, mudança que entrará em vigor 90 dias após a aprovação do projeto pela Assembleia Legislativa.

No caso dos policiais militares, o Governo do Estado de São Paulo vai seguir a decisão do Congresso sobre o Projeto de Lei Complementar nº. 1645/2019, que está em tramitação e trata das regras de inatividade de militares.

Também estão contempladas no texto alterações no benefício de pensão por morte, seguindo as determinações da Reforma federal. O benefício passará a ser baseado em sistema de cotas, com previsão de valor inicial de pensão diferenciado conforme o número de dependentes. Haverá desvinculação do valor ao salário-mínimo, entre outras alterações.

 

Assessoria de Imprensa
Secretaria Especial de Comunicação

Servidores da Prefeitura de Adamantina são empossados conselheiro e suplente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais de São Paulo

25/06/2026   13h24 A Prefeitura de Adamantina destaca a eleição e posse de dois servidores de carreira do município para o Conselho Regional dos Técnicos Industriais

Prefeitura de Adamantina participa do 1º Encontro Conexão Primeiras-Damas: Liderança que Inspira!

25/06/2026   13h16 A Prefeitura de Adamantina, por meio do Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria Municipal de Assistência Social, participou nesta quarta-feira (24) do

Governo de SP regulamenta Lei do SUAS e fortalece gestão da assistência social em todo o estado

24/06/2026   15h38 Regulamentação consolida a assistência social como política de Estado, fortalece o apoio aos municípios e amplia a efetividade da proteção social à população

00:00