SUS passará a custear novo remédio para tratamento de neuroblastoma

06/09/2024 16h29

Conitec aprova betadinutuximabe, conhecido como Qarziba

Publicado em 05/09/2024 – 20:16 Por Agência Brasil – Brasília

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) recomendou nesta quinta-feira (5) a incorporação do medicamento betadinutuximabe ao tratamento do neuroblastoma de alto risco. Isso significa que o remédio passará a ser custeado e distribuído pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A condição para o tratamento é a de que o paciente tenha sido previamente tratado com quimioterapia e alcançado pelo menos uma resposta parcial, seguida de terapêutica mieloablativa e transplante de células tronco.

O pedido de incorporação do medicamento foi submetido à Conitec em janeiro deste ano pelo laboratório farmacêutico Recordati, que comercializa o remédio com o nome Qarziba.

O neuroblastoma é o terceiro tipo de câncer infantil mais recorrente, depois da leucemia e de tumores cerebrais. O remédio, que custa cerca de R$ 2 milhões, é indicado para casos de alto risco ou recidiva e já foi utilizado em mais de mil pacientes de 18 países. Segundo o fabricante, ele melhora a sobrevida, aumenta a probabilidade de cura e reduz o risco de a doença voltar.

Em janeiro deste ano, uma campanha de arrecadação de recursos para o tratamento de Pedro, filho do indigenista Bruno Pereira, chamou a atenção para a urgência da incorporação do betadinutuximabe ao SUS. Em apenas três dias, a campanha alcançou a meta, mas a família de Pedro se uniu a outras famílias que também vivenciam a dificuldade de acesso aos remédios para o tratamento do neuroblastoma.

Na reunião da Conitec desta quinta-feira também foi aprovada a incorporação ao SUS de novos remédios para doença pulmonar obstrutiva crônica. Confira as demais deliberações da comissão aqui.

Edição: Juliana Cézar Nunes
Foto: Marcello Casal Jr
Arte EBC
Fonte: Agência Brasil

FAI promove encontro sobre responsabilidade profissional entre áreas de Estética e Direito

21/08/2026   17h38 Evento acontece na terça-feira, 25, na sala 48 do Bloco IV Por Jéssica Nakadaira O Centro Universitário de Adamantina (FAI) realizará, na terça-feira,

FAI abre edital para empresas interessadas em patrocinar a Mostra de Profissões 2026

21/08/2026   11h36 Propostas podem ser enviadas até o dia 4 de setembro; evento será realizado no fim de setembro no Campus II Por Gustavo Amaral

21 a 28 de agosto — Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

21/08/2026   18h00 Inclusão não é apenas estar presente. É pertencer. Entre os dias 21 e 28 de agosto, o Brasil celebra a Semana Nacional da

CDHU Móvel leva atendimento e orientação aos mutuários de Adamantina

21/08/2026   17h53 Unidade móvel permanece no município neste sábado (22), com serviços para regularização de contratos e orientações habitacionais A unidade móvel da Companhia de

Viveiro Municipal “Florescer” terá atendimento suspenso durante a ExpoVerde 2026

21/08/2026   17h47 A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, informa que o Viveiro Municipal “Florescer” estará fechado

00:00