SUS passará a custear novo remédio para tratamento de neuroblastoma

06/09/2024 16h29

Conitec aprova betadinutuximabe, conhecido como Qarziba

Publicado em 05/09/2024 – 20:16 Por Agência Brasil – Brasília

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) recomendou nesta quinta-feira (5) a incorporação do medicamento betadinutuximabe ao tratamento do neuroblastoma de alto risco. Isso significa que o remédio passará a ser custeado e distribuído pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A condição para o tratamento é a de que o paciente tenha sido previamente tratado com quimioterapia e alcançado pelo menos uma resposta parcial, seguida de terapêutica mieloablativa e transplante de células tronco.

O pedido de incorporação do medicamento foi submetido à Conitec em janeiro deste ano pelo laboratório farmacêutico Recordati, que comercializa o remédio com o nome Qarziba.

O neuroblastoma é o terceiro tipo de câncer infantil mais recorrente, depois da leucemia e de tumores cerebrais. O remédio, que custa cerca de R$ 2 milhões, é indicado para casos de alto risco ou recidiva e já foi utilizado em mais de mil pacientes de 18 países. Segundo o fabricante, ele melhora a sobrevida, aumenta a probabilidade de cura e reduz o risco de a doença voltar.

Em janeiro deste ano, uma campanha de arrecadação de recursos para o tratamento de Pedro, filho do indigenista Bruno Pereira, chamou a atenção para a urgência da incorporação do betadinutuximabe ao SUS. Em apenas três dias, a campanha alcançou a meta, mas a família de Pedro se uniu a outras famílias que também vivenciam a dificuldade de acesso aos remédios para o tratamento do neuroblastoma.

Na reunião da Conitec desta quinta-feira também foi aprovada a incorporação ao SUS de novos remédios para doença pulmonar obstrutiva crônica. Confira as demais deliberações da comissão aqui.

Edição: Juliana Cézar Nunes
Foto: Marcello Casal Jr
Arte EBC
Fonte: Agência Brasil

Coordenador de Medicina da FAI é credenciado como orientador de mestrado e doutorado na USP

07/05/2026   10h13 Prof. Dr. Alessandro Ferrari Jacinto passa a integrar o Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da EACH-USP Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP O

Adamantina intensifica mobilização do Maio Laranja com foco na proteção de crianças e adolescentes

07/05/2026   15h53 Durante todo o mês de maio, a Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, segue ampliando as ações da

Prefeitura de Adamantina desenvolve ações do Maio Amarelo com foco na conscientização e redução de acidentes

07/05/2026   15h32 A Prefeitura de Adamantina promove durante o mês de maio uma série de ações dentro da campanha Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização

Secretaria de Assistência Social de Adamantina participa do Encontro Regional do CONGEMAS Sudeste

07/05/2026   15h11 A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, participa do Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de

00:00