ACREA realiza evento comemorativo aos 115 anos da Imigração Japonesa e aos 73 anos de criação da entidade
12/12/2023 16h09
Em evento realizado na noite de 10/12/2023, em sua sede social, o Bonenkai 2023, a ACREA (Associação Cultural Recreativa e Esportiva de Adamantina), comemorou os 115 anos da imigração japonesa e os 73 anos de criação da entidade, encerrando as atividades deste ano.
Relembre
Em 18/06/1908, 781 japoneses partiram do Porto de Kobe no Japão dispostos a mudar de vida, levavam na bagagem muitos sonhos tendo como destino o Brasil, que necessitava de mão de obra para cultura do café.
Ao chegar ao porto de Santos, muitos rumaram para o interior de São Paulo, enquanto outros foram para o Paraná e Mato Grosso.
Em São Paulo, os imigrantes contribuíram para o surgimento do “Cinturão Verde”, mudando os hábitos dos brasileiros, que passaram a consumir verduras, legumes e frutas, impulsionando dessa forma o Agronegócio.
Um exemplo é a fruticultura irrigada no semiárido do rio São Francisco, cuja qualidade conquistou o mercado externo.
A maior comunidade japonesa fora do Japão se concentra no Brasil, somando mais de 2 milhões de nipo-brasileiros.
Em Adamantina não foi diferente, 84 imigrantes se estabeleceram e se organizaram, trabalhando muito e criando raízes, ganhando reconhecimento perante a comunidade, fundando o “KaiKan” ‘Kai’ (Grupo de Pessoas) ‘Kan’ (Prédio), 65 anos depois se transformando na ACREA.
Hoje, com 110 famílias cadastradas e 430 associados, a ACREA é uma das 500 associações existentes por todo o Brasil.
Presentes, o prefeito Márcio Cardim, a vice prefeita Maria de Lourdes Santos Gil, o chefe de gabinete Gustavo Tanigushi Rufino, a secretária de Assistência Social, Andreia Regina Ribeiro, a diretora da Escola Cristã de Adamantina, Elisabeth Gomes Meireles, o responsável pelo projeto Suricates, professor Carlos Barbosa, a presidente da Associação dos Renais Crônicos de Adamantina (ARCA), Antônia Maria da Conceição (Toninha), o presidente da Igreja Budista, OTERÁ –NISHI HONGWANJI, Roberto Nakahara, e membros da Igreja Seicho-No-Ie.
Representando o Poder Legislativo, o vereador Hélio José dos Santos autor do projeto que concedeu à ACREA, uma “Moção de Congratulação e Aplausos” fez a leitura e posterior entrega à presidente Noriko Onishi Saito pela realização do 1º Festival Haru Matsuri.
O local estava ornamentado com o Portal Japonês “ Torii” e arranjo de flores.
Após as formalidades iniciais, foi oferecido um jantar no sistema “Motiori”, onde cada associado leva um prato de salgado ou doce.
O Departamento de Senhoras, Fujinkay, que tem como presidente a associada Lucia Watarai, foi responsável em fazer as comidas típicas japonesas e também pela decoração do clube.
Karaokê e a dança do Bom Odori abrilhantaram o evento.
veja o vídeo completo
https://youtu.be/aFWeFkY-sEA
Com informações de Nelson Matsuda
Erivaldo Lopes
Jornalista


































