Adamantina – Prefeito Márcio Cardim participa de reunião no Itamaraty e apresenta o projeto Euroclima +

18/02/2020 11h55

O prefeito Márcio Cardim esteve em Brasília nos dias 13 e 14/02, acompanhado de representantes da UniFAI e da Energisa, participou de uma reunião no Palácio Itamaraty, local sede do Ministério das Relações Exteriores, onde apresentou o projeto Euroclima +.

O evento foi organizado pelo Itamaraty e também pela União Europeia, o objetivo do encontro foi a apresentação dos diversos projetos do Euroclima que estão em execução no Brasil, além de um breve histórico da nova fase do programa, onde está previsto o investimento de 44 milhões de Euros.

Projetos em execução no Brasil:

– Sistema de informações sobre secas na Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai e Brasil.
Sevicio Meteorológico Nacional de la República Argentina.

– Gestão de risco climático regional e local no Brasil e na Argentina. Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo.

– Região Metropolitana da Baixada Santista, constituída pelo grupamento de nove municípios (Brasil). Agência Metropolitana da Baixada Santista.

– Observatório de Mobilidade de Teresina. Prefeitura Municipal de Teresina – Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação.

– Manejo e restauração florestal em ambientes produtivos ( Argentina, Paraguai, Brasil e Bolivia). Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária, Argentina.

– Articulando agendas globais in loco: a adaptação baseada no ecossistema como um catalisador para ações municipais visando alcançar metas globais (México e Brasil) Pronatura México A.C.

– Produção resiliente de alimentos nas cadeias de valor agroalimentares. Mancomunidade Trinacional Fronteiriza Rio Lempa. (Adamantina)

– Patentes verdes incentivo à promoção e concessão de patentes verdes como mecanismo de resposta aos compromissos assumidos pelo Brasil por meio do Acordo de Paris (NDC). Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

Sobre o Programa Euroclima+

Euroclima+ é o principal programa de cooperação da União Europeia em sustentabilidade ambiental e mudanças climáticas com a América Latina. Seu objetivo é reduzir as mudanças climáticas e seus efeitos na América Latina, promovendo a mitigação, a resiliência e o investimento climáticos. O Programa contribui para a cooperação efetiva entre a UE e a América Latina em tópicos relacionados às mudanças climáticas, e apoia ações que são consideradas de importância estratégica para a implementação e atualização das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCS) dos países.

Euroclima+ é único porque:
– Corresponde às necessidades expressas de um ou mais países
– Possui flexibilidade no desenho de itinerários e acompanhamento
– Promove a aprendizagem entre pares por meio da cooperação sul-sul e triangular
– Considera atividades que desempenham um papel crítico na pavimentação de caminhos para investimentos
– Implementa ações em que a cooperação europeia pode agregar um valor particular
– Agrega a experiência complementar de sete agências (AECID, AFD/Expertise France, FIIAPP, GIZ, CEPAL e ONU Meio Ambiente)

Tipos de Ação do Euroclima+

O programa pode financiar ações como:

– Assistência Técnica
– Capacitação
– Intercâmbio de boas/melhores práticas
– Eventos, seminários, workshops
– Troca entre pares (peer to peer)
– Pilotos

Isso inclui a ampliação das ações em andamento.

Não há limite superior ou inferior de orçamento para cada ação. Espera-se que as atividades de assistência técnica/capacitação variem entre 50.000 e 300.000 euros, embora projetos-piloto possam ter orçamentos maiores (até 1 milhão de euros cada).

Setores prioritários do Euroclima+

O Euroclima+ concentra-se nos seis setores de atividade prioritários abaixo:
1 – Florestas, biodiversidade e ecossistemas;
2- Eficiência energética e energia renovável;
3- Gestão da água e resiliência urbana;
4 – Gerenciamento de riscos de desastres;
5- Mobilidade urbana;
Produção de alimentos resiliente.

Em entrevista ao site clikar, o prefeito Márcio Cardim falou do sucesso da apresentação do projeto Euroclima+ , uma parceria entre Prefeitura, UniFAI e Energisa, salientando que houve uma aclamação por parte dos presentes, embora ainda em desenvolvimento, o bom andamento, e os resultados obtidos até o momento chamaram atenção.

O prefeito esteve presente na Secretaria de Agricultura Familiar, órgão ligado ao Ministério da Agricultura, onde fez contato para encaminhar os projetos que estão sendo desenvolvidos em Adamantina, e também buscar apoio no sentido de ajudar os pequenos agricultores a fazer a comercialização de seus produtos.

O áudio da entrevista está no link logo abaixo da matéria.

Erivaldo Lopes
Jornalista

entrevista com o prefeito Márcio Cardim

vídeo
Márcio Cardim no Palácio do Itamaraty

20200217_141546Foto DestaqueIMG 20200217 WA0016IMG 20200217 WA0023IMG 20200217 WA0024

Aluna de Medicina Veterinária é premiada na Conferência Anual ABRAVEQ

12/07/2024 15h39 O trabalho apresentado consiste em um caso atendido nas dependências da CLIVET (Clínica Veterinária da FAI) Por Jéssica Nakadaira Pelo segundo ano seguido,

Votação para o mascote oficial dos Jogos Universitários segue até o dia 2 de agosto

12/07/2024 15h32 O vencedor será premiado com dois Power Banks Por Jéssica Nakadaira O Centro Universitário de Adamantina, com o intuito de promover a criatividade

CIPA da FAI organiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes de 17 a 19 de julho

12/07/2024 15h24 Realizada no Câmpus II, SIPAT 2024 tem parceria com Serviço de Apoio Psicopedagógico e Psicossocial (SAPP) Por Priscila Caldeira O Centro Universitário de

00:00