Áudio com fake news tenta prejudicar Censo e desqualificar trabalho de recenseadores

11/09/2022 14h37

Material que circula pelas redes sociais espalha boato de que recenseadores usam celular com urna eletrônica para roubar biometria e dados de eleitores

Mais uma corrente de falsas informações tem se espalhado como rastilho de pólvora pelas redes sociais e grupos de WhatsApp. A história coloca em dúvida o trabalho realizado pelos recenseadores do IBGE na aplicação do Censo 2022, fazendo associações descabidas sobre o uso das informações coletadas para fins eleitorais, situação totalmente rechaçada pelo IBGE.

“Saliento que o IBGE não faz nenhum tipo de pesquisa de cunho eleitoral, nosso objetivo é exclusivamente as informações referentes aos moradores de cada domicílio. É terminantemente proibido aos recenseadores abordar qualquer tema alheio a pesquisa, principalmente política”, destacou o coordenador de área do Censo Demográfico em Adamantina, Rubens Paulo de Lázari Pastana.

Segundo o áudio que acompanha a publicação, os recenseadores do IBGE estariam usando celulares com urna eletrônica para roubar a biometria e outros dados de eleitores de um dos candidatos. Ainda segundo a história, um dos partidos estaria envolvido em todo o esquema.

Diversas agências de checagem e o próprio IBGE se manifestaram rechaçando qualquer possibilidade de veracidade da história, que não passa de mais uma corrente de fake news.

Além de possuir caráter vago, extremamente alarmista, repletos de erros ortográficos, o material não apresenta fontes confiáveis.

Ao analisar o áudio, a equipe do Boatos.org, desmentiu a história, é afirmou ser possível afirmar “que a denúncia não tem lógica alguma”.

“Em resumo: a história que diz que o IBGE estaria usando celular com urna eletrônica para roubar a biometria de eleitores (…) é falsa! A história surgiu do nada e não tem lógica alguma. Celulares com urna eletrônica não existem e roubar a digital de alguém para usar no dia da votação seria, no mínimo, impossível. Na hora de votar, a pessoa precisa colocar o dedo no aparelho de registro de digital (dessa forma, um modelo de dedo não serviria). Além disso, a história cita outras coisas fantasiosas que não fazem sentido. Por fim, o Censo 2022 não tem nenhuma pergunta sobre orientação política ou em quem você vai votar e, além de tudo, a identidade dos entrevistadores podem ser conferidas no próprio site do IBGE. Ou seja, a história não passa de balela!”, revela o site de checagem de dados.

Questionários
O Censo 2022 terá dois tipos de questionários: ampliado e simplificado. Nenhum dos dois apresenta qualquer questionamento sobre posicionamento político.

O primeiro, também chamado de amostra, terá 77 perguntas e será aplicado a 11% dos entrevistados. Ele leva, em média, 16 minutos para ser respondido. Já o simplificado ou básico, com 26 perguntas, será aplicado aos 89% restantes, e a previsão de duração da entrevista é de 5 minutos.

Assim como em 2010, o levantamento deste ano será colhido totalmente de forma digital. Os recenseadores utilizam um dispositivo móvel de coleta (DMC), que é um computador de mão, semelhante a um aparelho celular.

Para garantir o sigilo das informações, os dados inseridos nos DCMs estão criptografados e têm sistema de proteção. Nem mesmo os recenseadores têm acesso aos dados, depois de inseridos no dispositivo. O IBGE também segue uma política de sigilo e confiabilidade, além ter comitês de ética internos.

O questionário básico traz perguntas sobre identificação do domicílio, informações sobre moradores, características do domicílio, identificação étnico-racial, registro civil, educação, rendimento do responsável pelo domicílio, mortalidade e dados da pessoa que prestou as informações.

Já o ampliado investiga também informações sobre trabalho, rendimento, casamento, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, pessoas com deficiência, migração interna e internacional, deslocamento para estudo, deslocamento para trabalho e autismo.

Everton Santos
Jornalista
Jornal Diário do Oeste

Capacitação oferece aos docentes da FAI um espaço de conhecimento e trocas sobre acessibilidade e inclusão

14/05/2025 16h06 Atividade, realizada por iniciativa do SAPP, com apoio da Coordenação Pedagógica e da PROENS, visa habilitar professores da FAI a atenderem alunos com

Ação de vacinação antirrábica será realizada neste sábado (17) em Adamantina

14/05/2025 15h59 Iniciativa acontecerá das 9h às 15h no Centro Comunitário do Jardim Bela Vista das 9h às 15h   Sábado (17), das 9h às

Adamantina realiza 2ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa

14/05/2025 15h56 Encontro acontecerá no dia 30 de maio a partir das 8h no auditório Miguel Reale – Campus II da FAI O Conselho Municipal

00:00