Docentes de Medicina realizam capacitação em metodologias ativas

24/09/2024 16h41

Treinamento ocorreu no Miniauditório do bloco V do Câmpus II, nos dias 16, 20 e 21 de setembro

 Por Priscila Caldeira

A fim de realizar adequações conforme as recomendações médicas atuais em educação médica e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de 2014, docentes do curso de Medicina do Centro Universitário de Adamantina participaram de capacitação em metodologias ativas, em que o estudante está no centro do aprendizado. O treinamento ocorreu no bloco V do Câmpus II, nos dias 16, 20 e 21 de setembro.

Segundo o coordenador do curso de Medicina, Prof. Me. Carlos Alberto dos Santos Filho, a coordenação planejou a capacitação Team Based Learning (TBL), aprendizagem baseada em equipes, com o intuito de estimular o estudo ativo do discente em pequenos grupos.

“As DCNs reforçam a importância de formar médicos com competências e habilidades para além do domínio técnico-científico, utilizando ferramentas de metodologia ativa com o aluno no centro do aprendizado, ensino integrado e trabalho em grupos. Dessa forma, melhora as habilidades de raciocínio clínico ao passo que potencializa as necessidades para o trabalho coletivo”, afirma.

Em novembro de 2022 foram alterados os artigos 6º, 12 e 23 da Resolução CNE/CES nº 3/2014, que instituiu as DCNs do curso de graduação em Medicina.

“Tivemos uma grande participação de docentes da Medicina e de professores de outros cursos, o que mostra a dedicação dos educadores da FAI em acompanhar as mudanças necessárias no ensino em saúde”, avalia o coordenador.

A capacitação foi ministrada por Caio Ferreira de Oliveira, doutor em Imunologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e docente da Fundação Dracenense de Educação e Cultura (FUNDEC), e Marilda Aparecida Milanez Morgado de Abreu, doutora em Ciências pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), sendo atualmente coordenadora e professora do curso de Medicina das Faculdades de Dracena (Unifadra). 

 

FAI Capacitação Metodologias Ativas_docentes Medicina (1)FAI Capacitação Metodologias Ativas_docentes Medicina (2)FAI Capacitação Metodologias Ativas_docentes Medicina (3)FAI Capacitação Metodologias Ativas_docentes Medicina (4)FAI Capacitação TBL_foto Guilherme (1)FAI Capacitação TBL_foto Guilherme (2)FAI Capacitação TBL_foto Guilherme (3)FAI Capacitação_Prof.ª MarildaFAiI Capacitação_Prof.ª Marilda 2

Crédito das fotos_Capacitação_prof.ª Marilda 1 e 2:  Prof. Me. Carlos Alberto dos Santos Filho

Legenda: Marilda Morgado de Abreu ministrou capacitação que visa adequar ensino em saúde

 

Crédito das fotos_capacitação TBL: Prof. Dr. Guilherme Batista do Nascimento

Legenda: Treinamento visa adequar ensino em saúde, em que estudante fica no centro do aprendizado


Crédito das fotos Capacitação Metodologias Ativas_docentes Medicina 1, 2, 3 e 4
: Prof. Dr. Andrey Borges Teixeira

Legenda: Antonio Carlos Heider Mariotti ministrou capacitação para tutoria da semana de metodologia ativa

 

Divisão de Comunicação
Diretora
Jesana Lima – MTb: 75.651/SP
Jornalistas
Priscila Caldeira – MTb.: 8.148/PR
Daniel Torres – MTb: 51.540/SP
Jéssica Nakadaira
Centro Universitário de Adamantina

Janeiro Branco: Psicologia da FAI alerta para cuidados com a saúde mental

27/01/2026   18h33 Instituição oferece suporte através do Núcleo de Psicologia 27/01/26, às 16h10 Gustavo Amaral – MTb: 0097737/SP Núcleo de Psicologia – NUPFAI, um importante

Contribuintes podem baixar carnês dos tributos municipais diretamente na página da Prefeitura de Adamantina

27/01/2026   13h55 Vencimento da primeira parcela do FUN-FIS e ISS-Fixo será dia 20 de fevereiro Continua disponível em www.adamantina.sp.gov.br a opção para que os contribuintes, tanto pessoas

Secretaria Municipal de Educação de Adamantina promove planejamento pedagógico antes da volta às aulas

27/01/2026   13h32 Durante a última semana, a Secretaria Municipal de Educação de Adamantina promoveu uma capacitação para 300 educadores antes da volta às aulas. Conforme

00:00