Energisa Sul-Sudeste segue com o cronograma de melhorias na rede elétrica da região

08/06/2021 15h01

Na lista dos municípios beneficiados pelos serviços da companhia nos últimos meses estão Lucélia, Parapuã, Presidente Epitácio e Presidente Prudente

A Energisa Sul-Sudeste segue com o cronograma de obras e melhorias na rede elétrica dos 82 municípios de sua área de concessão. Executadas nas redes de baixa, média e alta tensão, as atuações periódicas fazem parte do pacote de investimentos da companhia que, até o final do ano, deve totalizar R$ 100 milhões aplicados em projetos de melhorias e modernização da rede. Na lista dos municípios beneficiados pelos serviços da companhia nos últimos meses estão Lucélia, Parapuã, Presidente Epitácio e Presidente Prudente.

De acordo com o gerente do Departamento de Construção e Manutenção da Energisa Sul-Sudeste, Luiz Moreto, entre as melhorias concluídas nas cidades atendidas pela companhia estão trocas de cruzetas, chaves, isoladores, condutores elétricos, transformadores e conexões, além da substituição de postes e trabalhos de poda de árvores. Somente nos quatro municípios acima citados, nos cinco primeiros meses deste ano, a empresa realizou mais de 6,4 mil procedimentos programados de manutenção preventiva, visando assegurar a qualidade no fornecimento de energia dessas localidades.

“Os componentes da rede elétrica, assim como qualquer outro equipamento, têm um tempo de vida útil. Então, temos a preocupação de manter um cronograma de manutenção e troca dos equipamentos antes mesmo que esses apresentem problemas, uma vez que o objetivo é garantir que o sistema elétrico opere de maneira contínua, segura e confiável”, explica Moreto.

O gerente acrescenta que, graças à tecnologia, boa parte dessas operações é feita com a rede ligada, ou seja, por meio do trabalho em “Linha Viva”, justamente para que o cliente não seja afetado durante os serviços de manutenção. “Contamos com profissionais especialistas, devidamente treinados e equipados para atuarem na manutenção enquanto a rede de média tensão permanece ligada. Tudo é feito com segurança, tanto para os profissionais quanto para a comunidade”, reforça.

Além dos serviços executados dentro do cronograma de manutenção preventiva, as equipes da Energisa também são convocadas a atuar em situações emergenciais quando, por exemplo, a rede elétrica sofre interferências decorrentes de ocorrências climáticas, acidentes de trânsito, queimadas, entre outros. “Nos casos de manutenção emergencial, usamos a tecnologia e equipamentos que ajudam a concluir o reparo no menor tempo possível, para minimizar os impactos do desligamento”, finaliza Moreto.

Sobre a Energisa

Com 116 anos de história, o Grupo Energisa é o maior privado do setor elétrico com capital nacional e também o maior na Amazônia Legal. Uma das primeiras empresas a abrir capital no Brasil, a companhia controla 11 distribuidoras em Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo, Paraná, Rondônia e Acre. Com receita líquida anual de R$ 18 bilhões (2020), o Grupo atende a 8 milhões de clientes (o que representa uma população atendida de mais de 20 milhões de pessoas) em 862 municípios de todas as regiões do Brasil, além de gerar cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos.

Com a missão de transformar energia em conforto, desenvolvimento e oportunidades de forma sustentável, responsável e ética, a Energisa atua com um portfólio diversificado que engloba distribuição, transmissão, serviços para o setor elétrico (Energisa Soluções), serviços especializados de call center (Multi Energisa), comercialização de energia (Energisa Comercializadora), soluções em energias renováveis (Alsol) e agora a fintech Voltz, que entra no mercado de contas digitais.

Edneia Cristina da Silva Zart
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