Formação para empreendedoras pontua diferenças entre a empreendedora executora e a administradora
13/03/2025 15h38
Feira da Mulher Empreendedora acontecerá no dia 5 de abril no Recinto Poliesportivo Sebastião Pires da Silva
Na noite de ontem (12), foi realizado o primeiro encontro formativo visando a Feira da Mulher Empreendedora que acontece no dia 5 de abril no Recinto Poliesportivo Sebastião Pires da Silva. Na oportunidade, as empreendedoras realizaram a assinatura do termo de adesão. A programação do primeiro encontro contou com a participação do professor Lucas Braga, do curso de Gestão Comercial da Fatec.
Os encontros terão como temática “Exposição dos Produtos e Visual Merchandising” e o primeiro encontro abordou “Boas-vindas ao empreendedorismo”. Em sua apresentação, Braga explicou sobre o que é ser empreendedora, mostrando que é uma mulher que destrói a ordem econômica existente graças a introdução no mercado de novos produtos/serviços.
“Isso acontece seja pela criação de novas formas de gestão ou por meio da exploração de novos recursos, materiais e tecnologias criativas o que é chamado de inovação disruptiva, que consiste em fazer algo criativo, inteiramente novo e diferente daquilo que existe atualmente”, explicou.
O professor ainda mostrou que existem dois tipos de empreendedoras: a empreendedora executora e a empreendedora administradora. Braga apontou que a empreendedora executora é aquela que possui técnica e está focada em seu produto/serviço, tem orientação a curto prazo, com pouco planejamento, crescimento e mudança.
“Ela dirige o seu negócio da mesma forma como dirige sua família. Tem como característica o fato de ser centralizadora e relutante em delegar autoridade e responsabilidade e seu esforço está focado em vender por meio de ações pessoais. No entanto, quando se está nessa condição, o segredo é aprender o máximo possível sobre gestão do negócio e ampliar a visão do negócio e da empresa”, orientou.
Por outro lado, a empreendedora administradora é aquela que faz uso de um sistema de registro e controle, possui orçamento adequado, oferta precisa do produto e pesquisa de mercado e está sempre de olho na empresa e no mercado (mundo).
“A empreendedora precisa ser tanto executora como administradora, porque o perfil executor só vai funcionar enquanto o empreendimento está no começo e o sucesso dependerá obrigatoriamente do empreendedor administrador. É importante lembrar que as maiores causas de fracasso de novos empreendimentos está na ausência de gestão”, concluiu.
As formações continuarão na próxima quarta-feira (19), com o encontro que vai abordar sobre “Decifrando o Cliente: Como o Comportamento de Consumo Impacta Vendas”. O objetivo é que as participantes explorem a experiência do usuário em lojas físicas e percebam quais são os fatores que influenciam as decisões de compra.