Governo busca parceria no Japão para transformar SP em um Estado mais inteligente

19/09/2019 20h41

Em reunião com a NEC Corporation, foram discutidas a implantação do reconhecimento facial no sistema metroferroviário, oferta tecnologia para o agronegócio e para a educação pública paulista

Nesta quarta-feira, (18), segundo dia da missão Japão, o Governador João Doria, ao lado do Vice-presidente da NEC Corporation, Masakazu Yamashina, visitou o showroom de inovação tecnológica da NEC Future Creation Hub, braço da companhia, que atua no setor de tecnologia da informação.

Durante o encontro, a delegação paulista conheceu as tecnologias físicas e cibernéticas que serão utilizadas nas Olimpíadas de 2020, e apresentou oportunidades de negócio ligados ao sistema metroferroviário, ao agronegócio, inovação e educação em São Paulo.

“Desde que fui Prefeito tenho trabalhado para avançar tecnologicamente e trazer o conceito de cidades inteligentes para São Paulo. O objetivo é usar a tecnologia para melhorar a qualidade do serviço público oferecido à população, reduzindo tempo e fraudes no processo”, comentou Doria.

No sistema de Metrô e trens da CPTM, o objetivo é implantar a tecnologia de reconhecimento facial, mais segura, rápida e anti-fraude, sistema que a Nec já domina.

“Já está em fase de testes em algumas estações do metrô. Nosso desejo é avançar nessa tecnologia para todo o sistema metroviário e ferroviário e depois para os ônibus metropolitanos, junto com as prefeituras”, explicou o Governador.

O Governo de São Paulo também foi buscar parceria com a Nec para a implantação e manutenção do Centro Internacional de Tecnologia e Inovação de São Paulo, em parceria com a Universidade de São Paulo – USP.

“Nós o chamamos de Vale do Silício brasileiro, que será instalado na capital, onde hoje está o Ceagesp. A primeira fase já está bem avançada, começa em 2020 na área do Instituto de Pesquisas Tecnológica, que é do Estado de São Paulo. A segunda fase começa tão logo consigamos mover o Ceagesp para outra localidade”, explicou Doria.

Com a Nec também foi discutida a criação de uma plataforma tecnológica direcionada para o ensino nas nossas escolas públicas estaduais e técnicas, do Centro Paula Souza.

Por fim, a comitiva paulista apresentou oportunidades de investimento no agronegócio brasileiro, em especial na oferta de mais tecnologia para o homem do campo. A empresa também poderá contribui para a Agribusiness International Expo, uma grande exposição internacional do agro brasileiro, em especial do agro de São Paulo, que vai acontecer em novembro do ano que vem.

Missão Japão
O segundo dia da missão Japão começou num café da manhã com empresários japoneses, em Tóquio. Durante o encontro, o Governador apresentou o programa de desestatização do Governo de São Paulo para investidores locais.  O encontro reuniu cerca de 20 representantes de fundos investimentos e de pensão do Japão como o Asset Management, Japan Post Bank, Mizuho Bank, Nissay Asset, Nomura Funds, Sumitomo Mitsui Banking Corporation e outros.

Ao término do café, o Governador encontrou-se com Tatsuo Yasunaga, CEO da Mitsui & CO, trading japonesa focada nos setores que vai de agronegócio a investimentos em usinas de larga escala. Em pauta, a prospecção e expansão de novos investimentos da trading em São Paulo.

Um jantar com a diretoria da Toyota encerrou o segundo dia da missão Japão do Governo do Estado de São Paulo.

Confira fotos, áudio e vídeo do evento em:

– Portal do Governo: saopaulo.sp.gov.br

– Flickr: flickr.com/governosp

– SoundCloud: soundcloud.com/governosp

– Vimeo: vimeo.com/governosp

Assessoria de Imprensa
Secretaria Especial de Comunicação

Centro Universitário de Adamantina: Compromisso com a Excelência no Ensino e Investimento Contínuo na Saúde

17/06/2024 18h11 Decisão do TJ-SP autoriza continuidade dos Internatos em São Carlos Por Jesana Lima O Centro Universitário de Adamantina reafirma seu compromisso com a

Junta de Serviço Militar de Adamantina informa que jovens de 18 anos devem fazer alistamento no mês de junho

17/06/2024 18h09 Prazo vai até o dia 30! A Junta de Serviço Militar de Adamantina informa que os jovens nascidos em 2006 e que completam

Prefeitura de Adamantina inaugura obra de infraestrutura urbana na vicinal Moysés Justino da Silva

17/06/2024 18h06 Solenidade acontece nesta terça-feira (18) a partir das 9h30 Ainda na programação de inaugurações em meio às comemorações pelos 75 anos de Adamantina,

00:00