Governo de SP anuncia investimento de R$ 1 bi da Amazon Web Services em data centers

05/02/2020 16h55

Nos próximos dois anos, a líder de computação em nuvem ampliará sua infraestrutura no estado de São Paulo, que é a única na América Latina

O Governador João Doria e a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, se reuniram nesta terça-feira (4) com o Vice-presidente mundial de Políticas Públicas da Amazon Web Services (AWS), Shannon Kellogg. A empresa norte-americana confirmou investimento de R$ 1 bilhão nos próximos dois anos para expansão de sua infraestrutura em nuvem na América do Sul. O dinheiro será usado na ampliação de data centers, expandindo a oferta de serviços de computação em nuvem para suportar a crescente adoção da AWS por clientes dos setores privado e público.

“Com esse investimento importante da AWS, empresa de computação em nuvem da Amazon, vamos gerar mais emprego, tecnologia e oportunidade também para as startups, inserindo o estado de São Paulo no contexto mundial”, comentou Doria.

A empresa de infraestrutura em nuvem da Amazon em São Paulo é a única hoje na América Latina. A iniciativa é fruto de um trabalho que contou com a assessoria da InvestSP, sendo resultado de reuniões realizadas durante missão do Governo de São Paulo aos EUA, em novembro.

O anúncio de hoje se une à recente assinatura do acordo de colaboração entre o Centro Paula Souza e a AWS para acesso aos programas de aprendizagem da plataforma de serviços de nuvem da empresa. Os alunos Centro Paula Souza do eixo de Tecnologia e Comunicação, são beneficiados com a aprendizagem virtual da AWS, sobretudo os estudantes do curso de Computação na Nuvem do programa Novotec, que foi desenvolvimento em parceria com a AWS e é um dos 31 cursos oferecidos pela modalidade Novotec Expresso.

A Secretária de Desenvolvimento Econômico ressalta que o compromisso do Governo de São Paulo é com o desenvolvimento econômico e apoio à tecnologia e inovação. “Estamos muito felizes, não somente pelo que isso representa de oportunidade para as pessoas que vão trabalhar nesses data centers e empresas startups que vão ter acesso a essa tecnologia, mas também o salto tecnológico que daremos para trabalhar com segurança cibernética e tudo que tem a ver com governança digital”.

Sobre a Amazon Web Services

Por quase 14 anos, a Amazon Web Services é a plataforma de nuvem mais abrangente e amplamente adotada do mundo. A AWS oferece mais de 175 serviços completos para cloud computing como machine learning e inteligência artificial (IA), e Internet das Coisas (IoT). Presente em 22 regiões geográficas, dentre elas o Brasil (São Paulo), a AWS atende milhões de clientes – incluindo startups em rápido ritmo de crescimento. As maiores empresas e as principais agências governamentais confiam no AWS para viabilizar suas infraestruturas, agilizá-las e reduzir custos.

Assessoria de Imprensa
Secretaria de Desenvolvimento Econômico

3ª edição do MotoRock Festival em Adamantina, com programação ampliada e acampamento para motociclistas

28/06/2026   18h58 Teve início neste sábado (27), no Parque dos Pioneiros, a 3ª edição do MotoRock Festival de Adamantina, reunindo um grande público e mais

Adamantina participa dos Jogos da Melhor Idade em Assis e conquista primeiro lugar na coreografia

28/06/2026   18h25 Adamantina está representada na etapa da 7ª Região Esportiva dos Jogos da Melhor Idade (Jomi), realizada em Assis. A cerimônia oficial de abertura

Domingo de muito trabalho no Poliesportivo de Adamantina marca mutirão de castração gratuita de cães e gatos

28/06/2026   18h11 O Conjunto Poliesportivo de Adamantina foi palco, neste domingo (28), de uma importante ação voltada à proteção e ao bem-estar animal. O mutirão

00:00