Governo de SP lança linha de crédito especial para agricultoras paulistas

07/03/2024 15h35

Financiamento terá taxa de juros reduzida e prazo diferenciado; iniciativa partiu da Agricultura e Abastecimento e Políticas para Mulheres

Qui, 07/03/2024 – 11h53 | Do Portal do Governo

O Governo de SP lança na próxima sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, uma linha de crédito de R$ 10 milhões para as produtoras rurais do Estado, o “FEAP Mulher Agro SP”. O novo programa tem prazos diferenciados e taxa de juros reduzida para alavancar novos projetos agrícolas e modernizar a infraestrutura de empreendimentos gerenciados por mulheres.

Com prazo de pagamento de até 84 meses, 2 anos de carência e taxas de juros de 2% ao ano, o “FEAP Mulher Agora SP” é uma parceria entre as Secretarias de Estado de Agricultura e Abastecimento e a de Políticas para Mulher. Os recursos para o financiamento dos projetos serão oriundos do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP).

O programa oferece opções de crédito para investimento em atividades agropecuárias, turismo rural e demais atividades do meio rural de interesse das agricultoras. As linhas de crédito estão disponíveis tanto para projetos individuais, com limite de R$ 20 mil, quanto coletivos, que permite alavancar até R$ 100 mil para aplicar nos negócios.

Dados do IBGE, revelam que quase metade das propriedades da agricultura familiar do estado são comandadas por mulheres. A cada dia, novas agricultoras são incorporadas ao setor, como lavradoras, pecuaristas, pescadoras ou extrativistas. “Essa nova linha crédito é um reconhecimento ao trabalho de todas as mulheres que dedicam suas vidas ao campo. Um incentivo para que sigam na sua trajetória de empreendedorismo e empoderamento”, afirma Piai.

Prêmio Mulher AgroSP
Prêmio destinado às mulheres empreendedoras do agro paulista e as pesquisadoras que desenvolvem projetos voltados para o desenvolvimento do agronegócio, abrangendo a produção de alimentos, produção sustentável, segurança alimentar, sistemas inovadores de produção, mitigação das mudanças na produção agropecuária, economia circular e bioeconomia.

De egressa da FAI a doutoranda da Unesp: trajetória de Daniele Cristina Ribeiro dos Santos é marcada pela busca contínua pelo conhecimento

19/06/2026  15h27 Além da atuação acadêmica, Daniele Cristina ocupa posições de destaque na área da saúde pública Por Jéssica Nakadaira A educação transformou a trajetória

FAI entrega parecer técnico ambiental da microbacia do Córrego Taipus

19/06/2026   12h23 A apresentação do diagnóstico ocorreu no campus II e reuniu estudantes, vereadores, representantes de bairros, imprensa e a comunidade local Por Jéssica Nakadaira

Com foco em inclusão e reabilitação, FAI realiza 9ª edição do Arraiá da Fisioclínica

19/06/2026   12h15 Evento reuniu alunos, docentes e pacientes no Câmpus III para atividades lúdicas que auxiliam no tratamento fisioterapêutico e promovem integração social Por Gustavo

Secretaria de Saúde inicia implantação da equipe multiprofissional (eMulti) para fortalecer a Atenção Básica

19/06/2026   17h48 A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a implantação da equipe multiprofissional (eMulti), estratégia do Ministério da Saúde

Com previsão de mudanças no clima, Energisa segue em alerta e orienta comunidade para prevenção de acidentes elétricos

19/06/2026   15h04 As equipes da Energisa Sul-Sudeste permanecem de prontidão para mais um fim de semana com condições climáticas atípicas na região. Além da queda

00:00