Governo transfere PIS/Pasep para o FGTS e permite saque de R$ 1.045

08/04/2020 12h08

Saques serão liberados a partir de 15 de junho

Publicado em 08/04/2020 – 09:07 Por Kelly Oliveira – Repórter da Agência Brasil – Brasília

O governo extinguiu o fundo PIS-Pasep e autorizou o saque temporário de até R$ 1.045 do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A Medida Provisória n° 946 foi publicada no Diário Oficial da União em edição extraordinária na noite dessa terça-feira (7).

Ao extinguir o Fundo dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), o governo transferiu o seu patrimônio para o FGTS. A extinção será a partir do dia 31 de maio de 2020.

No último dia 3, o governo antecipou em um mês o prazo final de saque do abono salarial 2019/2020. Inicialmente, esse prazo era 30 de junho e passou a ser 29 de maio deste ano.

A MP diz que “fica preservado o patrimônio acumulado nas contas individuais dos participantes do Fundo PIS-Pasep”. E diz que será permitido o saque das contas vinculadas individuais de origem PIS ou Pasep mantidas em nome do trabalhador.

O agente operador do FGTS, a Caixa Econômica Federal, “cadastrará as contas vinculadas de titularidade dos participantes do Fundo PIS-Pasep necessárias ao recebimento e à individualização dos valores transferidos, devidamente marcadas com identificador de origem PIS ou Pasep, e definirá os padrões e os demais procedimentos operacionais para a transferência das informações cadastrais e financeiras”.

As contas vinculadas individuais dos participantes do Fundo PIS-Pasep, mantidas pelo FGTS após a transferência, passam a ser remuneradas pelos mesmos critérios aplicáveis às contas vinculadas do FGTS. As contas poderão ser livremente movimentadas, a qualquer tempo.

A MP também estabelece que os recursos remanescentes nas contas não sacados serão tidos por abandonados a partir de 1º de junho de 2025 e passarão a ser propriedade da União.

Saque temporário do FGTS

A MP diz ainda que fica disponível, aos titulares de conta vinculada do FGTS, a partir de 15 de junho de 2020 e até 31 de dezembro de 2020 o saque de recursos até o limite de R$ 1.045 (um salário mínimo) por trabalhador. Segundo a MP, esse saque foi autorizado em razão do enfrentamento do estado de calamidade pública e da emergência de saúde de importância internacional decorrente da pandemia de coronavírus (covid-19),

Caso o titular tenha mais de uma conta vinculada, o saque será feito na seguinte ordem: contas vinculadas relativas a contratos de trabalho extintos, com início pela conta que tiver o menor saldo; e demais contas vinculadas, com início pela conta que tiver o menor saldo.

Segundo a MP, os saques serão efetuados conforme cronograma de atendimento, critérios e forma estabelecidos pela Caixa Econômica Federal, permitido o crédito automático para conta de depósitos de poupança de titularidade do trabalhador previamente aberta na nessa instituição financeira, desde que o trabalhador não se manifeste negativamente, ou o crédito em conta bancária de qualquer instituição financeira, indicada pelo trabalhador, desde que seja de sua titularidade.

A MP diz ainda que o trabalhador poderá, na hipótese do crédito automático, até 30 de agosto de 2020, solicitar o desfazimento do crédito.

Edição: Valéria Aguiar

Fonte: Agência Brasil

FAI abre inscrições para processo seletivo de docentes em Medicina

12/06/2026   17h40 As oportunidades abrangem as disciplinas de Clínica Integrada Pediátrica, Clínica Médica e Enfermidades Dermatológicas Por Jéssica Nakadaira O Centro Universitário de Adamantina (FAI)

Medicina FAI: abertas as inscrições para o Processo de Progressão de Termo

12/06/2026   15h31 Procedimento é totalmente online e sem cobrança de taxa; confira as regras e o cronograma para avançar aos 4º e 6º termos  Por

Projeto de Extensão do curso de Direito da FAI combate violência contra a mulher e alcança milhares nas redes sociais

12/06/2026   14h44 Iniciativa “Basta” une prática jurídica, atendimento à comunidade e conscientização digital para auxiliar vítimas a romperem o ciclo de abusos Por Gustavo Amaral

Projeto ASA celebra 30 anos de história, acolhimento e transformação social em Adamantina

12/06/2026   16h37 A Prefeitura de Adamantina celebra nesta sexta-feira dia 12 de junho, os 30 anos do Projeto ASA, uma trajetória construída com dedicação, compromisso

00:00