Juízes de Adamantina recebem Título de Cidadão
12/11/2019 20h41
O evento em homenagem ao “Dia do Patrono” do Fórum da Comarca de Adamantina, foi realizado no Auditório da UniFAI, na noite de 08 de novembro de 2019.
Um momento especial, onde a Câmara Municipal concede a mais alta honraria a três Juízes de Direito, reconhecendo o mérito de sua atuação em benefício da sociedade.
Presentes autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, de representantes das polícias Civil e Militar e da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), de organizações da sociedade civil e do público em geral.
O evento em comemoração ao “Dia do Patrono”, com homenagem ao Desembargador Alberto Marino Junior, teve início com a as seguintes palavras: “Este evento, inserido na “Agenda 150 anos de Memória Histórica do Tribunal Bandeirante”, tem o objetivo de resgatar a memória e a trajetória daqueles que ajudaram a construir o Poder Judiciário.
Na sequência a Banda Regimental de Música do CPI-8, sob a regência do Cabo PM Celso Ricardo Sant’Ana, executou o Hino Nacional Brasileiro.
A primeira homenageada foi a Doutora Ruth Duarte Menegatti, Juíza de Direito titular da 3ª Vara da Comarca de Adamantina e diretora do fórum local.
A proposta de outorga foi da vereadora Maria de Lourdes Santos Gil, acompanhada pelos vereadores Acácio Rocha Perez Guerreiro, Eduardo Rodrigues Fiorillo, Hélio José dos Santos e Aguinaldo Pires Galvão.
A agora, cidadã Adamantinense Dra. Ruth Duarte Menegatti teve atuação muito importante na revitalização da atual clínica Pai Nosso Lar, além de outras causas sociais.
Fazendo uso da palavra, ela [Dra. Ruth],conseguiu manifestar sua emoção, e sua gratidão pelo reconhecimento do seu trabalho, conseguindo também emocionar todos os presentes.
O segundo homenageado foi o Doutor Fábio Alexandre Marinelli Sola, titular da 1ª Vara da Comarca local e juiz auxiliar do Departamento de Execuções Criminais da 5ª Região Administrativa do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), responsável por acompanhar 11 presídios da região (Tupi Paulista a Osvaldo Cruz).
A iniciativa de outorga do título foi do vereador Hélio José dos Santos, acompanhado pelos vereadores(a), Maria de Lourdes Santos Gil, Eduardo Rodrigues Fiorillo, Aguinaldo Pires Galvão, e Acácio Rocha Perez Guerrero.
A atuação do Dr. Fábio Marinelli Sola tem possibilitado a utilização de mão de obra de reeducandos do sistema penitenciário para melhorias e recuperação de espaços públicos.
O terceiro homenageado foi o Dr. Carlos Gustavo Urquiza Scarazzato, Juiz de Direito, titular da 2ª Vara da Comarca de Adamantina e responde também pela Vara da Infância e Juventude.
A iniciativa de outorga foi do vereador João Davoli, acompanhado pelos vereadores, Paulo César Cervelheira de Oliveira, Acácio Rocha Perez Guerrero, e Agnaldo Pires Galvão.
Vereadores e Juízes, manifestaram a emoção causada pelo momento ímpar que ali se apresentava.
Dando sequência à solenidade, a Banda Regimental de Música do CPI-8, executou a música “Rapaziada do Braz”, melodia de composição de Alberto Marino, e letra de Alberto Marino Júnior.
Na mesma oportunidade, o Poder Judiciário, homenageou a Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Oeste (CROESTE), a honraria denominada “Reveria Alberto Marino Júnior”, foi entregue ao seu Coordenador, Sr. Roberto Medina, pelo desembargador do TJ/SP, Alberto Marino Neto.
Presente na solenidade, o Coronel PM, Adilson Luís Franco Nassaro, comandante do CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior de Presidente Prudente) fez uma palestra sobre os índices de segurança na cidade de Adamantina.
Erivaldo Lopes
Jornalista