Lançamento de Livro durante o Intercom 2024 traz artigo de docente do curso de Publicidade e Propaganda da FAI
17/09/2024 18h00
Obra reúne uma série de contribuições de pesquisadores e profissionais do campo da Comunicação, entre eles a Prof.ª Dra. Ieda Cristina Borges, docente do curso de Publicidade e Propaganda
Por Prof.ª Dra. Ieda Cristina Borges
Revisado por Daniel Torres
No último dia 4 de setembro, durante o 47º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2024), ocorreu o lançamento da obra “JMM, 80 Anos: Memórias e Legado no Campo da Comunicação no Brasil”, uma homenagem ao legado do Prof. Dr. José Marques de Melo (JMM), um dos principais nomes da Comunicação no Brasil.
A Prof.ª Dra. Ieda Cristina Borges, docente do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Adamantina, contribuiu com o capítulo intitulado “Lembranças e Vivências”, no qual escreveu o artigo “JMM e os eventos científicos no interior paulista: parcerias com as Faculdades Adamantinenses Integradas – FAI | 97”, destacando a importância das colaborações acadêmicas promovidas por Marques de Melo na região.
O evento realizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) este ano contou com a parceria da Escola de Negócios, Educação e Comunicação da Universidade do Vale do Itajaí (Enec-Univali), em Santa Catarina. O tema “Comunicação em tempos de inteligência artificial: ampliação ou redução das desigualdades sociais?” reuniu estudantes, pesquisadores, docentes e profissionais da Comunicação em diferentes grupos de trabalhos. O objetivo central foi promover reflexões profundas sobre as implicações sociais e éticas das tecnologias de inteligência artificial, buscando antecipar e mitigar possíveis danos irreversíveis, especialmente para as populações mais vulneráveis.
Um legado comunicacional nesta obra
No prefácio do livro, a Prof.ª Dra. Margarida M. Krohling Kunsch, professora titular emérita da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e presidente do Conselho Curador da Intercom, destacou as inúmeras contribuições de José Marques de Melo para o campo da Comunicação no Brasil e sua representatividade no cenário internacional. A obra se consolida como um registro essencial para compreender o impacto duradouro de JMM no desenvolvimento das ciências da comunicação.
O artigo de Ieda Borges, publicado em coautoria com o jornalista e docente aposentado Prof. Me. Sérgio Barbosa, destaca a relevante participação do Prof. José Marques de Melo na concepção e realização de eventos científicos que foram fundamentais para a história da Comunicação no Brasil.
No capítulo, evidenciam como JMM colaborou, por meio da iniciativa da Cátedra Unesco/Umesp, na organização das Conferências de Saúde realizadas nas Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI). Esse trabalho teve como objetivo fortalecer a descentralização do ensino, da pesquisa e da extensão, especialmente em um contexto de crescente globalização.
Essa contribuição ressalta o papel pioneiro de Marques de Melo em promover o diálogo científico fora dos grandes centros urbanos, incentivando o desenvolvimento acadêmico em regiões do interior paulista e demonstrando seu compromisso com a democratização do conhecimento e a valorização da educação em diferentes contextos regionais.
O livro está disponível para acesso em https://portcom.intercom.org.br/ebooks/detalheEbook.php?id=57198.
Orientador de ex-aluno da FAI
O Prof. Dr. José Marques de Melo foi orientador do ex-aluno de Jornalismo das então Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI), Eduardo Amaral Gurgel, no mestrado e no doutorado.
Gurgel tem doutorado em Comunicação Social (2013 – 2017) pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Defendeu tese intitulada “Imprensa e Igreja Católica no início do século XX: convergências e divergências”, tendo como orientador o Prof. Dr. José Marques de Melo. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (pela CAPES).
Ele possui mestrado em Comunicação Social (2011 – 2013) também pela Umesp, com a obra intitulada “A pedagogia do jornalismo na teoria e prática de Luiz Beltrão”, tendo o Prof. Dr. José Marques de Melo como orientador. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (pela CAPES).
Sugestão de legenda da imagem: Obra “JMM, 80 Anos: Memórias e Legado no Campo da Comunicação no Brasil” é uma homenagem ao legado de José Marques de Melo, um dos principais nomes da Comunicação no Brasil
Crédito da imagem: Divulgação