Lei autoriza crianças e adolescentes a visitar pais internados

07/08/2024 16h59

Contato reduz estado de ansiedade de pacientes

Publicado em 07/08/2024 – 16:18 Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Lei que dispõe sobre o direito da criança e do adolescente de visitação à mãe ou ao pai internados em instituições de saúde foi sancionada esta semana. A norma entra em vigor 180 dias após a publicação na última segunda-feira (5).

A visitação é uma das ações propostas pela Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS). Em nota, o Ministério da Saúde informou que a proposta é ampliar visitas às unidades de internação no intuito de garantir ao paciente “pleno acesso ao seu ciclo social e a serviços de saúde”.

“O direito de receber pessoas conhecidas e familiares, bem como de ter um acompanhante, concretiza o conceito da clínica ampliada e torna as visitações parte do tratamento”, destacou o ministério.

Acolhimento

Para liberar a entrada de menores nas instituições de saúde será necessário que as equipes multiprofissionais façam o acolhimento de acordo com cada caso, além de seguir protocolos clínicos para evitar infecções hospitalares.

Outro fator que deverá ser revisto, segundo o ministério, é a percepção de que o ambiente hospitalar é “impróprio, frio e hostil”. A presença de visitas e acompanhantes estimula a produção hormonal no paciente e diminui seu estado de alerta e ansiedade, segundo a pasta.

Humanização 

A Política Nacional de Humanização existe desde 2003 sob a proposta de efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários.

“Promover a comunicação entre estes três grupos pode provocar uma série de debates em direção a mudanças que proporcionem melhor forma de cuidar e novas formas de organizar o trabalho”, avalia o Ministério da Saúde.

“A humanização é a valorização dos usuários, trabalhadores e gestores no processo de produção de saúde. Valorizar os sujeitos é oportunizar uma maior autonomia, a ampliação da sua capacidade de transformar a realidade em que vivem, através da responsabilidade compartilhada, da criação de vínculos solidários e da participação coletiva nos processos de gestão e de produção de saúde,” finaliza o ministério.

Edição: Kleber Sampaio
Foto: Comunicação HUB
Fonte: Agência Brasil

FAI abre inscrições para vagas remanescentes do curso de Medicina – 1º semestre de 2026

09/12/2025    18h15 Serão oferecidas dez vagas para ingresso no 3º termo (3º semestre) e dez vagas para ingresso no 5º termo (5º semestre) Por

Governo oficializa nova regra e lança aplicativo para obtenção de CNH

09/12/2025   16h54 Custo da carteira de habilitação será reduzido em até 80% Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil Publicado em 09/12/2025 – 12:33 Brasília

Papai Noel chega em Adamantina no domingo (14)

09/12/2025   14h22 Programação contará com a apresentação do musical “Natal Brasileiro” Domingo (14), a partir das 19h no Parque dos Pioneiros será realizada uma ampla

00:00