Maquete Sustentável chama atenção dos visitantes da ExpoVerde 2019

12/09/2019 18h06

Com o tema “Sustentabilidade”, a ExpoVerde 2019 inovou ao trazer uma maquete sustentável. Ela foi desenvolvida pela equipe da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA) de Adamantina.

A iniciativa de construir duas cidades completamente diferentes foi baseada no tema da 29ª Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Adamantina.

“O nosso objetivo ao construir uma maquete sustentável foi o de buscar a conscientização das pessoas, pois só a partir do momento que elas vêem os problemas que a falta de cuidado com o meio ambiente traz é que começam a perceber a necessidade de mudar os hábitos”, explica o engenheiro ambiental da prefeitura, William Bachega.

De um lado, foi construída uma cidade sustentável, com árvores plantadas nas nascentes dos rios formando uma área de preservação permanente (APP) e do outro, uma cidade desordenada.

As nascentes dos rios devem receber vegetação nativa ou não, porém sua função é manter preservado não só a paisagem como também os recursos hídricos, a biodiversidade e a estabilidade geológica.

“Essas determinações estão na lei nº12.651 e ela visa a proteção do solo, bem como a diminuição do calor que tem como conseqüência o bem-estar dos seres humanos”, explica.

A professora Olívia Alves Salvador, da Escola Maria do Carmo de Lucélia, afirma que Adamantina faz um trabalho muito importante com envolvimento de todos os setores em prol do meio ambiente.

“A gente faz o trabalho de conscientização em sala de aula, mas acaba ficando muito na teoria, é importante trazer os alunos em tempos em que temos visto a destruição da floresta amazônica e ninguém de repente faz nada, mas Adamantina faz um trabalho voltado ao meio ambiente”, afirma.

Além da maquete sustentável, o Recinto Poliesportivo recebeu 100 novas lixeiras confeccionadas pelo Projeto Piloto da Cooperativa de Catadores de Adamantina, a partir da doação de garrafas pets pelos alunos da rede municipal de ensino.

Foram arrecadadas mais 3000 garrafas que poderiam ter sido depositadas indevidamente no meio ambiente e agora servem para além de manter o recinto organizado, também são fonte de renda para os catadores do projeto piloto que estão credenciados para o recolhimento do material reciclável.

Foto – De um lado, foi construída uma cidade sustentável, com árvores plantadas nas nascentes dos rios formando uma área de preservação permanente (APP) e do outro, uma cidade desordenada

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA
              Jornalista Natacha Dominato

 

Maquete

 

Curso de Direito recebe alunos dos ensinos Fundamental e Médio de escola estadual de Lucélia

17/05/2024 16h46 Aproximadamente 60 alunos participaram da ação Por Jéssica Nakadaira Na manhã do último dia 10, sexta-feira, o curso de Direito do Centro Universitário

Prazo para negociar contas de luz em atraso termina nesta segunda-feira, 20

17/05/2024 16h42 Programa Desenrola Brasil, do governo federal, está oferecendo descontos de até 75% e condições de parcelamento sem entrada, em até 60 vezes   Termina

Seguro obrigatório voltará a ser pago em 2025

17/05/2024 16h39 Nova taxa prevê pagamento de serviços médicos a vítimas de acidentes Publicado em 17/05/2024 – 14:44 Por Fabíola Sinimbú – Repórter da Agência

00:00