Na solenidade dos 50 anos, APAE de Adamantina recebe anúncio de R$ 500 mil para construir piscina terapêutica

01/03/2024 19h03

Por Acácio Rocha

 

Além da nova conquista, a APAE inaugura em breve uma sala multissensorial.

Durante a solenidade de comemoração dos 50 anos da APAE de Adamantina na noite desta quinta-feira (29), um anúncio foi celebrado como presente. Pela atuação do vereador Cid Santos, foi divulgada a destinação de emenda parlamentar no valor de R$ 500 mil, de iniciativa do deputado federal Gilberto Nascimento, para a construção de uma piscina terapêutica visando ampliar o atendimento aos seus assistidos.

A piscina terapêutica é um sonho antigo da instituição adamantinense, e agora há a expectativa de se consolidar. O porta-voz do anúncio foi o prefeito de Adamantina, Márcio Cardim, durante seu discurso. O vereador Cid Santos estava presente. A etapa seguinte, que se abre a partir do anúncio, é viabilizar as tratativas formais para a celebração do convênio.

Conforme o vereador Cid Santos, a emenda foi buscada junto ao deputado Gilberto Nascimento com a contribuição do assessor parlamentar Claudemir Cobo.

Pelo projeto preliminar a piscina terapêutica deverá ser coberta, com água aquecida, barras de apoio em toda a borda e rampa de acesso – inclusive para cadeirantes – e estrutura de apoio. Consolidada a emenda parlamentar, será construída no complexo APAE Rural. A chácara já abriga o Centro de Equoterapia e o Projeto Terapêutico Vida Nova.

 Sala multissensorial

Outro destaque da solenidade comemorativa aos 50 anos da APAE foi a apresentação preliminar da sala multissensorial que está sendo implantada em seu complexo na Rua Tsunekishi Sakai, onde estão a Escola da APAE e o Ambulatório de Reabilitação Global. O novo espaço vai ampliar as dinâmicas terapêuticas com os assistidos.

Memória, agradecimentos e homenagens

A mesa de honra do evento comemorativo foi dirigida pelo presidente da APAE de Adamantina, Carlos Roberto Bocchi Pereira, composta também pelo prefeito Márcio Cardim e presidente da Câmara Municipal, Aguinaldo Galvão.

Também compôs a mesa de honra a presidente da Federação das Apaes do Estado de São Paulo (Feapaes), Cristiany de Castro, contando ainda com representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Exército Brasileiro e da fundadora da Apae adamantinense, Oswaldo Fiorillo.

No plenário, autoridades locais e regionais marcaram presença. Entre eles o prefeito de Pacaembu, João Francisco Mugnai Neves, e o assessor parlamentar do deputado estadual Mauro Bragato, Ricardo Rived.  Representantes de Apaes da região também participaram.

A solenidade foi aberta com uma apresentação de dança com um grupo de assistidos da APAE de Adamantina.

Houve uma sessão de homenagens à fundadora, Nelly Junqueira de Freitas, moradora em João Pessoa (PB), recebida por seu representante no evento. Ela não pôde praticar presencialmente, porém enviou um vídeo onde narrou o contexto da fundação da instituição adamantinense, ocorrida em 28 de fevereiro de 1974.

Na sequência  o presidente Carlos Roberto Bocchi Pereira fez a leitura dos nomes que assinaram a ata, cinquenta anos atrás. Um deles, o contador Luiz Carlos Bocchi, estava presente na plateia e também foi homenageado. Ele é tio do atual presidente.

Também foi realizada uma homenagem aos cerca de 60 colaboradores que trabalham na instituição. Para representar o grupo foi escolhida a diretora administrativa Érica Grespi Maião. Os membros da diretoria executiva e conselheiros, que atuam voluntariamente, também foram homenageados.

Na segunda-feira (26) uma carreata marcou a abertura da semana comemorativa pelos 50 anos da Apae.

 Vencer o capacitismo

A presidente da Feapaes, Cristiany de Castro, parabenizou a instituição aniversariante e  fez uma palestra sobre o contexto das Apaes em promover e articular ações de defesa dos direitos da pessoa com deficiência. Um dos destaques de sua fala foi sobre capacitismo, uma forma de discriminação baseada na capacidade física ou mental de uma pessoa.

Assim como o racismo, sexismo e homofobia, o capacitismo envolve preconceitos, estereótipos e discriminação contra pessoas com deficiência. Se manifesta de diversas maneiras na sociedade, incluindo a exclusão social, dificuldades de acesso a empregos, educação, transporte e instalações públicas, além de atitudes condescendentes ou infantilizantes em relação às pessoas com deficiência.

A luta contra o capacitismo busca promover a inclusão, o respeito e a igualdade de oportunidades para todas as pessoas, independentemente de sua condição física ou mental.

Saiba mais

Fundada em 28 de fevereiro de 1974, a APAE de Adamantina completou 50 anos de presença e serviços prestados à cidade e região. Atualmente,  atende cerca de 200 pessoas que precisam de especial cuidado, amor e profissionalismo realizados por uma equipe multidisciplinar que se entrega diariamente ao papel de promover qualidade de vida individual e dos familiares dos assistidos, pelos atendimentos realizados em educação especial, de saúde e da área socioassistencial.

Saiba mais

A estrutura de atendimento da APAE de Adamantina está distribuída em dois núcleos. Um deles em sua sede, na Rua Tsunekishi Sakai, 136, na Vila Joaquina – onde estão seu setor administrativo, salas de aula, oficinas terapêuticas e o ambulatório. O outro núcleo de atendimento é a APAE Rural, onde estão o Centro de Equoterapia e o Projeto Terapêutico Vida Nova.

Nesses espaços, de segunda a sexta, interagem os cerca de 200 assistidos pela instituição, e muitos deles acessam mais de um serviço a cada dia, já que passam por atividades escolares, oficinas terapêuticas, atividades de reabilitação e outros atendimentos, além de receberem as refeições em cada turno.

Mais recentemente a APAE passou a gerir na cidade uma Residência Inclusiva Regional, onde coparticipam os municípios de Adamantina, Flórida Paulista, Mariápolis, Osvaldo Cruz e Dracena, em pactuação com a Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads) de Dracena. O espaço foi inaugurado no ano passado.

Além dos múltiplos atendimentos a APAE é também um empregador social. Sua operação remunera 59 trabalhadores que compõem uma equipe multidisciplinar em diferentes áreas, habilidades e aptidões, cada um desempenhando seu papel de forma individualizada, porém integrada, dentro de uma dinâmica ativa, desafiadora, engajada e humanizada.

Acácio Rocha
Jornalista

vídeo da carreata
https://youtu.be/EfrcEHbEhzk?si=vNXoM2ho5ALL7ORR
Fotos da Carreata

Carreata 2Carreata 3Carreata 4Carreata 5Carreata 6Carreata 7Carreata 8Carreata 9Carreata 1

 

vídeo da solenidade de 50 anos
https://youtu.be/GITnCxgxp0A?si=ZJoPbcrkYzUBtSZg

Fotos da Solenidade

Fotos 50 Anos APAE ADT 1Fotos 50 Anos APAE ADT 2Fotos 50 Anos APAE ADT 3Fotos 50 Anos APAE ADT 4Fotos 50 Anos APAE ADT 5Fotos 50 Anos APAE ADT 6Fotos 50 Anos APAE ADT 7Fotos 50 Anos APAE ADT 8Fotos 50 Anos APAE ADT 9Fotos 50 Anos APAE ADT 10Fotos 50 Anos APAE ADT 11

 

Fotos e vídeo da Carreata
Erivaldo Lopes
Jornalista

Vídeo da solenidade
Erivaldo Lopes
Jornalista
Fotos:
Acácio Rocha
Jornalista

 

Alunos de Engenharia Civil da FAI desenvolvem projetos para as entidades em parceria com a AEAANAP

12/12/2025    16h25 No dia 6 de dezembro, estudantes, profissionais e autoridades participaram de um estudo de casos realizado na sede da AEAANAP Por Jéssica

Energisa -Nota à Imprensa – chuva forte na região

12/12/2025   16h19 A Energisa informa que está trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia para os clientes afetados pela forte chuva que caiu na região,

Papai Noel chegará em Adamantina na segunda-feira (15) no Paço Municipal

12/12/2025    16h16 Musical “Natal Brasileiro” será apresentado no dia 18 de dezembro no Parque dos Pioneiros; alteração é decorrente da condição climática prevista para

00:00