Nova lei amplia acesso a terapias e vacinas contra o câncer no SUS

13/04/2026   13h12

Marco regulatório moderniza sistema para acesso a inovações

Agência Brasil
Publicado em 13/04/2026 – 11:45
Brasília


Pacientes de todo o país terão acesso a protocolos mais ampliados de prevenção e controle do câncer no Sistema Único de Saúde (SUS).

Lei nº 15.385, publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (13), institui a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer no âmbito do SUS e o Programa Nacional de Navegação da Pessoa com Diagnóstico de Câncer.

O objetivo é modernizar o sistema e garantir acesso a inovações como terapias avançadas, vacinas e novos testes diagnósticos.

norma foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na sexta-feira (10), quando inauguraram o Centro de Ensino, Simulação e Inovação (Cesin) do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

O texto lista princípios e diretrizes relacionados à produção e à regulação sanitária de tecnologias contra o câncer no âmbito da política, tais como:

  • redução da dependência de importações;
  • estímulo à transferência de tecnologia;
  • incentivo à formação de parcerias público-privadas;
  • valorização da produção nacional;
  • capacitação tecnológica e geração de inovação.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

A norma elenca também os princípios e diretrizes relacionados à garantia do acesso universal e igualitário a vacinas, medicamentos e produtos de terapia avançada, no âmbito da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer.

Entre os principais pontos estão a gratuidade, a promoção de estratégias de educação em saúde, os critérios para verificação do potencial de resposta terapêutica, além da ampliação do acesso a tratamentos inovadores.

A lei prevê ainda o fortalecimento de parcerias com universidades e centros de pesquisa e o estímulo à criação de startups de biotecnologia voltadas a vacinas e medicamentos oncológicos, além do apoio à aplicação de inteligência artificial em atividades de pesquisa e incentivo à adoção do sequenciamento genético.

Edição: Talita Cavalcante
Foto: Paulo Pinto
Fonte: Agência Brasil

Alunos da FAI participam do V Encontro de Biomedicina em Lins

14/04/2026   16h22 Evento reuniu acadêmicos e profissionais com o objetivo de debater as tendências mais recentes do setor Por Jéssica Nakadaira Alunos do curso de

FAI oferece curso gratuito de hachuras com foco na natureza

14/04/2026   16h14 A capacitação será ministrada pela Prof.ª Dra. Alessandra Aparecida dos Santos, que alia sua trajetória acadêmica a uma experiência de duas décadas nas

Prefeitura de Adamantina recebe caminhão-pipa do Governo do Estado durante solenidade dos 50 anos da Defesa Civil

14/04/2026   17h07 A Prefeitura de Adamantina foi contemplada com a entrega de um caminhão-pipa durante a solenidade que marcou os 50 anos de atuação da

00:00