Odontologia e bolsistas do Residência Pedagógica desenvolvem ações lúdicas na escola Fleurides para prevenir câncer bucal

09/05/2019 12h07

Orientações aos alunos do 6º ano incluíram teatro de fantoches, apresentação de música e dinâmica

Por Priscila Caldeira

O 7º termo do curso de Odontologia do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) juntamente com os bolsistas de Ciências Biológicas e Matemática do programa Residência Pedagógica desenvolveram ações de conscientização para a prevenção do câncer bucal aos alunos do 6º ano da Escola Estadual Fleurides Cavallini Menechino, na manhã desta quarta-feira, 08. As orientações incluíram teatro de fantoches, apresentação de música e dinâmica por meio de jogo de perguntas e respostas.

Com prevalência alta – o 4º mais comum em homens na região Sudeste, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) –, o câncer bucal é um tumor maligno que afeta lábios e estruturas da boca. A doença mata cerca de seis mil pessoas por ano no Brasil.

“O diagnóstico tardio leva à morte. O objetivo da ação é que as crianças consigam entender quais são as situações ou os fatores de risco do câncer bucal e que consigam transmitir essas informações para amigos e familiares, de modo que proporcionemos uma educação continuada para isso”, explica a Profª Drª Marceli Moço Silva.

A professora afirma que os fatores de risco para o câncer de boca são o cigarro, narguilé, bebida alcoólica, sol sem proteção, má alimentação e alguns vírus.

A atividade integra a disciplina de Diagnóstico Bucal, ofertada pela docente e a Profª Drª Cristiane Fumiko Furuse, que visa ensinar aos alunos o diagnóstico e o tratamento de todas as lesões bucais.

Neste evento de extensão, os alunos da graduação foram acompanhados pela Profª Drª Marceli Moço Silva, Profª Drª Cristiane Fumiko Furuse e Profª Me. Daniele Oliveira Moura Silva, coordenadora do curso de Ciências Biológicas.

A mesma atividade será ofertada para os alunos do período vespertino na próxima semana.

Diretora da Divisão de Comunicação: Jesana Lima
Assessoria de Imprensa / Jornalismo

Priscila Caldeira – MTb.: 8.148/PR
Daniel Torres – MTb.: 51.540/SP

 

Odonto UniFai Fleurides

 

Enfermagem faz recepção a ingressantes e veteranos para o ano letivo de 2024

23/02/2024 17h05 Atividade de acolhimento contou com apresentação da Cia. Multiverso Teatral, no miniauditório do bloco V Por Priscila Caldeira O curso de Enfermagem do

Prefeitura de Adamantina abre processo seletivo para contratação de estagiários

23/02/2024 17h01 Interessados devem efetivar a inscrição de 23 de fevereiro a 4 de março A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Administração,

Centro de Integração da Cidadania abre inscrições para profissionalização de motoristas

23/02/2024 16h59 Iniciativa visa proporcionar oportunidades para pessoas desempregadas que possuem CNH categoria B, C ou D Sex, 23/02/2024 – 11h29 | Do Portal do

00:00