Palestra aborda a literatura como instrumento pedagógico e psicoterapêutico nesta terça, 24
20/09/2024 16h15
Evento reúne alunos dos cursos de Psicologia, Publicidade e Pedagogia às 20h, no Auditório Miguel Reale
Por Daniel Torres
O mundo dos livros causa dois efeitos excepcionais nos leitores: ao mesmo tempo que nos faz mergulhar na fantasia, consegue abrir os nossos olhos para a realidade.
A literatura tem o poder de transformar as mentes e, para abordar esse tema, os cursos de Psicologia, Pedagogia e Publicidade e Propaganda organizam para a próxima terça-feira, 24, a palestra “A Literatura: uma arte que persiste e que nos ajuda a ser mais”.
O evento, marcado para as 20 horas no Auditório Miguel Reale, no Câmpus II, terá como convidado especial o psicólogo português Marcelo Azeredo Rodrigo e é voltado aos alunos dos cursos de Psicologia, Pedagogia e Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e demais interessados.
Segundo os organizadores, Prof.ª Dra. Thaisa Angélica Deo da Silva Bereta, coordenadora de Psicologia, Prof.ª Dra. Ieda Cristina Borges, coordenadora de Publicidade, Prof.ª Dra. Alessandra Aparecida dos Santos, coordenadora de Pedagogia, e o Prof. Me. Antonio Carlos Bassio (Cacá) Haddad, coordenador do evento, a ideia da palestra é apresentar a utilização da literatura, no formato de contos, como instrumento pedagógico e psicoterapêutico, proporcionando aos alunos da Instituição o desenvolvimento intelectual e emancipatório através da arte literária.
“A palestra tem por finalidade apresentar reflexões e provocações acerca da experiência literária como proposta de práticas psicoterapêuticas e pedagógicas visando por meio de uma experiência artística a autonomia do indivíduo, proporcionando um ambiente reflexivo sobre as possibilidades da arte literária nas práticas pedagógicas e psicoterapêuticas, além da experiência reflexiva e artística por meio da literatura”, alegaram os organizadores.
O palestrante
Marcelo Azeredo Rodrigo é PhD, psicólogo, psicoterapeuta e analista transacional certificado pela EATA, membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (Portugal) e do Albo degli Psicologi del Lazio (Itália).
Possui licenciatura pré-Bolonha em Psicologia pela Universidade Pontifícia Salesiana (UPS); mestrado em Pedagogia Social pela UPS; especialização avançada quadrienal em Psicologia Clínica e Psicoterapia pela Scuola Superiore di Specializzazione (SSSPC) de Roma; e doutorado em Ciências da Educação pela UPS, com discussão de tese sob título “Insegurança laboral e perspectivação do futuro”.
Legenda da imagem: Evento reúne alunos dos cursos de Psicologia, Publicidade e Pedagogia às 20h, no Auditório Miguel Reale
Crédito da imagem: Agência DCOM