Palestra sobre inteligências humanas e artificiais abre os Congressos Científicos 2024

30/10/2024 17h55

Palestrante convidada é coordenadora do programa EducaMídia e coautora do Guia de Educação Midiática

Por Daniel Torres

Os Congressos Científicos (CIC 2024) do Centro Universitário de Adamantina (FAI) foram oficialmente abertos na noite desta terça-feira, 29, com uma programação que incluiu a apresentação da banda Aero Vinil, seguida pela palestra “Novos letramentos – construindo conhecimento no diálogo entre inteligências humanas e artificiais”, ministrada pela Prof.ª Ma. Mariana Dain Ochs, coordenadora do programa EducaMídia e coautora do Guia de Educação Midiática.

Segundo a palestrante convidada, o tema escolhido aborda o entendimento de que os processos de acesso à informação, de construção de conhecimento, de relacionamentos uns com os outros, de trabalho, são mediadas por algoritmos ou por sistemas mais avançados, que também partem dos algoritmos, que são as inteligências artificiais (IAs).

“Esses processos tendem a ser muito naturalizados, como se fossem parte da natureza, mas eles são frutos de decisões humanas e estão determinando o que a gente vê, como a gente constrói a nossa visão de mundo, até como a gente pode se comunicar uns com os outros. É muito importante que a gente torne esses processos menos invisíveis, que a gente entenda, enquanto cidadãos comuns, não como especialistas em computação, o que precisamos saber para ser letrado nesse novo ambiente informacional”, explicou Mariana.

A proposta da palestra é apresentar a expansão daquilo que se entende por ser letrado e como lidar com as mídias em ambientes tão mediados por algoritmos e IAs. “Hoje em dia nós vivemos na era dos dados. Todas as nossas movimentações, as nossas ações, as nossas intenções, até os nossos desejos, são quantificados e transformados em dados que geram um perfil muito preciso da gente e que tem por objetivo alimentar os algoritmos, cuja definição de sucesso é nos manter engajados nas redes a maior parte do tempo possível, ainda que com conteúdos que, por vezes, não são nem corretos, nem justos, nem éticos”, alertou.

Com isso, o bate-papo pretende levar o público a desvendar esses processos. “É preciso entender como eles funcionam para que possamos ter o mínimo de agência, poder alterar um pouco esses resultados e ter um pouco mais de controle e autonomia sobre o que acontece com a gente nas redes sociais”, destacou a palestrante.

Percepção sobre o CIC 2024
Sobre os Congressos Científicos 2024, Mariana Ochs se disse impressionada com o tamanho e a proposta do evento. “Eu acho, inclusive, muito bacana a possibilidade de troca intergeracional. Nós vivemos uma era na qual já descobrimos que o conhecimento se constrói junto. Quando a gente pode se reunir para pensar junto é sempre muito rico. É muito bonito que exista um evento desse tamanho, principalmente unindo os vários segmentos de ensino e as várias gerações”, completou.

Os Congressos Científicos 2024 se estendem até a sexta-feira, 1º de novembro, com atividades no período noturno no Câmpus II (avenida Francisco Bellusci, 1.000).

Legenda da fotoPalestra sobre inteligências humanas e artificiais abre os Congressos Científicos 2024; a palestrante convidada, Prof.ª Ma. Mariana Ochs, é coordenadora do programa EducaMídia e coautora do Guia de Educação Midiática
Crédito da fotoJuliane Derroide

 

Divisão de Comunicação
Diretora
Jesana Lima – MTb: 75.651/SP
Jornalistas
Priscila Caldeira – MTb.: 8.148/PR
Daniel Torres – MTb: 51.540/SP
Jéssica Nakadaira
Centro Universitário de Adamantina

Janeiro Branco: Psicologia da FAI alerta para cuidados com a saúde mental

27/01/2026   18h33 Instituição oferece suporte através do Núcleo de Psicologia 27/01/26, às 16h10 Gustavo Amaral – MTb: 0097737/SP Núcleo de Psicologia – NUPFAI, um importante

Contribuintes podem baixar carnês dos tributos municipais diretamente na página da Prefeitura de Adamantina

27/01/2026   13h55 Vencimento da primeira parcela do FUN-FIS e ISS-Fixo será dia 20 de fevereiro Continua disponível em www.adamantina.sp.gov.br a opção para que os contribuintes, tanto pessoas

Secretaria Municipal de Educação de Adamantina promove planejamento pedagógico antes da volta às aulas

27/01/2026   13h32 Durante a última semana, a Secretaria Municipal de Educação de Adamantina promoveu uma capacitação para 300 educadores antes da volta às aulas. Conforme

00:00