Prefeitura de Adamantina realiza coletiva de imprensa e apresenta o decreto 6.104 sobre adoção de medidas de prevenção ao Coronavírus

17/03/2020 21h47

O prefeito de Adamantina convocou a imprensa para uma coletiva realizada na manhã de hoje (17), onde acompanhado do secretário de Saúde, Gustavo Rufino; do secretário de Educação, Osvaldo José; e da secretária de Assuntos Jurídicos, Marilia Seixas, discorreu sobre o decreto nº 6.104, de 16 de março de 2020, que dispõe sobre as medidas adotadas pela Administração Pública na prevenção de contágio pelo COVID-19 (Coronavírus).

Fazendo uso da palavra, o secretário Gustavo Rufino anunciou a veiculação de um panfleto orientativo sobre o que a população precisa saber sobre o “Coronavírus”, telefones das UBS (Unidades Básicas de Saúde), como se proteger e, como é feita a transmissão do vírus.

Gustavo esclareceu que o atendimento inicial dos munícipes que estiverem com algum sintoma é pelas UBS (Unidades Básicas de Saúde), [Postos de Saúde], inicialmente por telefone, onde uma equipe, em caso de necessidade, se deslocará até a casa do paciente, não devendo ser procurada a unidade de Pronto Socorro.

Os pacientes que procurarem uma Unidade Básica de Saúde passarão por uma triagem, e caso seja identificado algum sintoma, ele terá prioridade no atendimento.

As equipes médicas e de enfermagem foram orientadas por um médico infectologista sobre os procedimentos a serem adotados, esclareceu Gustavo.

O internato da UniFAI estará colaborando [preceptores e alunos], nos atendimentos.

O secretário de Educação, Osvaldo José anunciou o fechamento de todas as unidades escolares a partir de segunda-feira (23), “ a região toda está fechando e, só Adamantina não poderia ficar aberta”, disse o secretário.

O prefeito Márcio Cardim informou que eventos, reuniões e viagens estão suspensos, “o município está tomando todas a medidas, porque está provado cientificamente que na semana que vem é uma semana importante, se nós não cuidarmos de prevenir, esse vírus pode entrar com força, o município está tomando essas medidas para evitar essa evolução”.

A secretária de Assuntos Jurídicos, Marília Seixas, falou sobre os cuidados que as famílias precisam ter, principalmente no período em que as aulas estarão suspensas, recomendando a constante higienização das crianças, a permanência em casa, evitando aglomerações desnecessárias, citando que os países que adotaram esse tipo de medida, o impacto da doença foi menor.

Vale lembrar que as medidas são preventivas, que não existem casos suspeitos na cidade de Adamantina e, que o comércio continua com as atividades normais, não havendo motivos para pânico.

A vereadora Maria de Lourdes Santos Gil também participou da coletiva.

O áudio completo da coletiva de imprensa, com orientações de grande importância, está no link logo abaixo da matéria.

Erivaldo Lopes
Jornalista

áudio da coletiva de imprensa

20200317_10355720200317_103756Folheto

Curso de Direito recebe alunos dos ensinos Fundamental e Médio de escola estadual de Lucélia

17/05/2024 16h46 Aproximadamente 60 alunos participaram da ação Por Jéssica Nakadaira Na manhã do último dia 10, sexta-feira, o curso de Direito do Centro Universitário

Prazo para negociar contas de luz em atraso termina nesta segunda-feira, 20

17/05/2024 16h42 Programa Desenrola Brasil, do governo federal, está oferecendo descontos de até 75% e condições de parcelamento sem entrada, em até 60 vezes   Termina

Seguro obrigatório voltará a ser pago em 2025

17/05/2024 16h39 Nova taxa prevê pagamento de serviços médicos a vítimas de acidentes Publicado em 17/05/2024 – 14:44 Por Fabíola Sinimbú – Repórter da Agência

00:00