Sabia que acompanhar o histórico de consumo pode ajudar a economizar energia nos períodos de festas e férias?
13/12/2023 16h38
Coordenador de Eficiência Energética lista os principais vilões do consumo nessa época do ano e dá dicas práticas para economizar energia
Se você costuma acompanhar o histórico na sua conta de energia, provavelmente vai perceber que os últimos meses do ano tendem a apontar um aumento no consumo. E isso ocorre por vários motivos: “Calor intenso; crianças em casa por mais tempo, devido às férias escolares; maior frequência de visitas; confraternizações. A rotina de muitas casas muda consideravelmente no final do ano e a soma dessas mudanças impactam o consumo de energia”, explica o coordenador de Eficiência Energética da Energisa, Thiago Peres de Oliveira.
E por mais que as pessoas acreditem que essas situações não influenciam, o coordenador garante que pequenos hábitos de consumo consciente fazem a diferença. “Nossa região tem passado por ondas de calor e, apesar das chuvas dos últimos dias, as temperaturas ainda seguem altas. Nessas condições o uso ineficiente do ar condicionado é um dos fatores que favorecem o aumento no consumo. Vai ligar o ar condicionado? Feche as portas e janelas para evitar ao máximo a troca de calor, porque o equipamento vai demandar bastante energia para manter a temperatura do ambiente mais baixa”, orienta.
Além disso, 23°C é a temperatura ideal do aparelho para deixar o clima confortável.
“Também é indispensável manter a limpeza dos filtros. A sujeira impede a circulação do ar e, consequentemente, faz o equipamento gastar mais”, acrescenta Thiago.
Quem tem criança em casa também precisa se atentar. De férias, elas permanecem muito mais tempo com a TV, computador e videogames ligados, além de praticarem o famoso “abre e fecha” da geladeira que também contribui para a alta no consumo. Procure estabelecer horários para o uso dos eletrônicos e conscientize os pequenos sobre a importância de economizar.
“Quando recebemos visitas em casa ou realizamos festas e confraternizações, o acesso à geladeira e freezer fica mais frequente. Nesses casos, a dica é: deixe as bebidas e produtos que vai precisar na parte mais visível e acessível. Assim, você pega tudo com mais rapidez. Quanto mais tempo a geladeira e freezer ficarem abertos, mais energia vão consumir. E nada de colocar alimentos quentes nos refrigeradores, o correto é esperar esfriar para depois guardar”, reforça o coordenador.
Por fim, para quem investiu na decoração luminosa, a dica é não esbanjar: delimite um tempo para deixar as luzes ligadas. O mesmo vale para as lâmpadas e outros eletrônicos que ficam em stand-by. Devem ficar conectados apenas quando estiverem em uso. “São dicas simples, mas que se praticadas periodicamente farão a diferença na sua conta ao final do mês”, conclui.
Para saber outras dicas de uso consciente da energia, esclarecer dúvidas ou falar com a Energisa, acesse www.energisa.com.br. Ou contate a empresa pelos canais digitais: aplicativo Energisa On; Whatsapp Gisa: www.gisa.energisa.com.br; ou Call center 0800 70 10 326.