Secretaria de Assistência Social, equipamentos e parceiros realizam atividades de conscientização pelo fim da violência contra a pessoa idosa

04/06/2025 15h46

Programação será desenvolvida durante todo o mês de junho que foi denominado como Junho Violeta


O sexto mês do ano é chamado de Junho Violeta, denominação dada ao período pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de alertar e conscientizar as pessoas a combaterem os atos de violência contra os idosos.

Em Adamantina, a Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Assistência Social e seus equipamentos CRAS e CREAS, Projeto Asa, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI), Secretaria de Saúde e Centro-DIA da Pessoa Idosa, desenvolverão ao longo do período atividades.

Na manhã desta quarta-feira (4), as crianças e adolescentes atendidas pelo Projeto Asa participaram de uma roda de conversa sobre o tema “Respeito e Dignidade com a pessoa idosa”.

A ação também será realizada com a população idosa que é atendida nas estratégias de saúde da família. No entanto, a temática abordada será “Cuidando com Respeito: Promoção do Envelhecimento Digno e Sem Violência”.

A mesma temática também será desenvolvida com os atendidos e voluntários da Igreja Nossa Senhora de Fátima, Ave Cristo, Associação dos Vicentinos de Adamantina e da Casa da Sopa., instituições que executam o benefício eventual no município.

Saiba quais são as atividades desenvolvidas pelos equipamentos da Assistência Social durante o Junho Violeta
ü CRAS (Centro de Referência de Assistência Social): atua na prevenção da violência, por meio do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, realizando ações de orientação, escuta e acompanhamento às famílias. Durante o Junho Violeta, o CRAS promove palestras, rodas de conversa e atividades de conscientização com usuários e a comunidade.

ü CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social): é responsável pelo atendimento de casos de violações de direitos já identificados. Oferece apoio psicossocial às vítimas e suas famílias, articula a rede de proteção e encaminha os casos para os órgãos competentes. No Junho Violeta, intensifica a divulgação dos canais de denúncia e realiza campanhas educativas.

ü Conselho Municipal da Pessoa Idosa: tem a função de fiscalizar, deliberar e propor políticas públicas voltadas à população idosa. No Junho Violeta, participa ativamente das ações, articula parcerias interinstitucionais e contribui com a disseminação de informações sobre os direitos da pessoa idosa e os mecanismos de proteção.

Como denunciar casos de violência contra idosos?
De acordo com o Estatuto do Idoso, (Lei nº 10.741/2003), considera-se violência contra o idoso qualquer ação ou omissão que lhe cause morte, dano ou sofrimento, seja ele físico, psicológico ou patrimonial.

Diante de qualquer situação, as denúncia podem ser feitas pelo – disque 100 (Direitos Humanos); – 190: Polícia Militar (para situações de risco eminente) e no Conselho Municipal da Pessoa Idosa que funciona na Secretaria Municipal de Assistência Social que está situado na Alameda Armando Salles de Oliveira nº 367, telefone (18) 3521-1900

 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA
             Jornalista Natacha Dominato

Em apoio a projeto comunitário, FAI doa uniformes a grupo de capoeira de Adamantina

18/06/2025  17h05 Doação inclui aproximadamente 50 conjuntos de camisetas e calças para crianças que não têm condições de adquirir os uniformes com recursos próprios Por Daniel

FAI suspende atividades de 19 a 21 de junho devido a feriado de Corpus Christi

18/06/2025 16h10 Vestibular de Medicina ocorrerá normalmente no domingo, 22; atividades administrativas e acadêmicas serão retomadas na segunda-feira, 23  Por Priscila Caldeira Conforme previsão do

Prefeitura de Adamantina dá início a implantação de projeto que visa eliminar o uso de papel nos processos administrativos

18/06/2025 16h07 Departamento de Protocolo, localizado no térreo do Paço Municipal, suspenderá atendimento ao público na segunda e terça para capacitação dos servidores A Prefeitura

00:00