Secretaria de Logística e Transportes realiza teste para melhorar fluxo de carga rumo ao Porto de Santos

18/11/2020 19h01

DER e concessionária coordenam operação para liberar circulação de caminhões cujo cumprimento é maior de 26 m

A Secretaria de Logística e Transportes realiza nesta quarta-feira (18/11) teste na rodovia Anchieta (SP 150) para melhorar o fluxo de caminhões rumo ao Porto de Santos, o maior da América Latina. Para isso, o DER e a concessionária Ecovias vão liberar, a parir das 9h30, a passagem de caminhões maiores do que 26 metros na descida da serra. Esse teste monitorado tem como objetivo aumentar o escoamento da produção pelo Sistema Anchieta-Imigrantes.

Atualmente a portaria SUP DER (Departamento de Estradas de Rodagem) nº 046/2013 proíbe a circulação de caminhões e de veículos de transporte coletivo com comprimento superior a 26 metros, entre os kms 40 e 55 da pista sul. Caso os testes comprovem a viabilidade técnica do tráfego desse tipo de veículo, a portaria será revogada, e outra publicada permitindo a passagem de caminhões com até 30 metros.

A iniciativa prevê grande benefício logístico para o transporte de carga, uma vez que a rodovia Anchieta-Imigrantes é a principal ligação rodoviária com o Porto de Santos. Para o secretário estadual de Logística e Transporte, João Octaviano Machado Neto, caso o resultado do estudo seja positivo, vai diminuir consideravelmente o custo do transporte nos produtos exportados a partir do Porto de Santos. “Hoje caminhões com mais de 26 metros são obrigados a dividir suas cargas em duas viagens. A nova autorização vai facilitar o escoamento da produção, baixando custos, dando agilidade ao desenvolvimento e possibilitando a criação de mais empregos.”

Ganho logístico e financeiro

Além de ser o maior da América Latina, o porto de Santos tem importância vital na economia não apenas de São Paulo, como de todo o país. “Será um ganho incalculável à economia, já que, pelo porto de Santos, passa boa parte do PIB nacional”, afirmou.

O estudo faz parte do planejamento para a implantação de uma nova matriz de logística no Estado, que ofereça modelos mais eficientes, e garanta, assim, corredores logísticos espalhados pelo Estado que favoreçam o trânsito de cargas e mercadorias, com maior agilidade e segurança. “Buscamos uma cadeia logística eficiente focada no crescimento econômico de São Paulo e do País. Desta forma, queremos criar condições para um escoamento mais eficiente de mercadorias e com novos meios para a movimentação de cargas. Esse trabalho ganha importância ainda maior em tempos de pandemia”, explica João Octaviano.

Interdição

Para que os testes fossem realizados, a pista sul da Via Anchieta foi completamente interditada a partir das 5h desta quarta-feira (18), sendo que o tráfego flui pela pista norte em mão invertida (ou seja, operando na descida da Serra).

Após a realização dos trabalhos, os motoristas serão avisados pela concessionária sobre a normalização do tráfego pela Via Anchieta por meio de PMVs (paineis de mensagens variáveis) e redes sociais da Ecovias.

 

Além da coordenação do DER e da Ecovias, a operação contou ainda com os trabalhos da Polícia Rodoviária e apoio da Artesp.

Assessoria de Imprensa
Secretaria de Transportes

*foto: Portalagronoticias

FAI lança Programa de Pagamento Incentivado (PPI) com até 100% de desconto em multas e juros

26/06/2026   17h20 Programa oferece parcelamento em até 60x com descontos escalonados Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP O Centro Universitário de Adamantina – FAI criou

Ex-aluna de Nutrição da FAI se destaca na área de Infectologia e Pesquisa Clínica em Botucatu

26/06/2026   16h52 Milena dos Santos Mantovani se formou na FAI em 2013 e hoje atua no atendimento a pacientes com patologias infecciosas, na liderança de

Alunos da Fatec Adamantina mergulham no universo das imagens de satélite em minicurso de Sensoriamento Remoto

26/06/2026  17h35 O minicurso teve como foco preparar os estudantes para um futuro projeto de extensão   Por Assessoria de Imprensa Nos dias 22, 23

Operação da Energisa identifica desvio de 200 mil kWh de energia em estabelecimentos comerciais de Prudente

26/06/2026   17h28 Durante dez dias, equipes da concessionária, com apoio das polícias Militar e Civil, realizaram inspeções em imóveis com suspeitas de irregularidades no consumo

00:00