Semana Acadêmica de Psicologia comemora os 15 anos de inauguração da Clínica-Escola de Psicologia da UniFAI
12/09/2019 17h21
Evento comemorou também os 57 anos de regulamentação da psicologia enquanto profissão no Brasil
Por Prof.ª Ma. Magda Arlete Vieira Cardozo
Revisado por Daniel Torres
Nesse ano de 2019, docentes e discentes do curso de Psicologia comemoraram, além dos 57 anos de regulamentação da psicologia enquanto profissão no Brasil, datada de 27 de agosto, os 15 anos de inauguração da Clínica-Escola de Psicologia do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), o NUPFAI, que coincidiu com o início dos estágios curriculares específicos do 7º termo da primeira turma de Psicologia da até então Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI).
A comemoração contou com uma mostra de 32 trabalhos, apresentados na modalidade de comunicação oral em 29 de agosto, representando uma parcela do que é desenvolvido pelo curso de Psicologia enquanto atividades voltadas à comunidade que compõem os estágios obrigatórios. No dia 30 de agosto, a Banda Experimental, formada por alunos do referido curso, abriu de maneira empolgante e sensível a noite de sexta-feira.
Participam da banda os alunos Beatriz Cornascini Ferreira de Abreu (8º termo) e Fabio Rogério da Silva Luzi (4º termo) com saxofones; Gabriel Contiero Battistam (8º termo) na bateria; Gabriel Estevan Godoy Teles (4º termo) na guitarra; Leonardo Tukiyama de Souza (4º termo) no teclado; Stephani Caires de Oliveira (4º termo) com o violino. No vocal estavam Isabela Toso (6º termo); Michele Fagliari Martins Maziero (4º termo); Paulo Carvalho da Silva Júnior (6º termo); Thais Nunes Pizani (6º termo) e Giovana Aparecida Santos de Ornelas Moura (2º termo). A banda ainda contou com a colaboração dos voluntários Daniel Victor da Silva Ferreira (trompete) e João Vitor do Prado Pelae (trombone).
Em seguida, de maneira cativante e perspicaz, Daniel Navarro Sonim e Walter Farias palestraram em torno de um tema tão importante, cujas nuances e vicissitudes estão longe de serem esgotadas por discussões que explicam e sempre retornam o debate imprescindível acerca da reforma psiquiátrica brasileira, desvelando a triste e longa história da saúde mental no Brasil.
Os palestrantes são autores do livro “O Capa-Branca: de funcionário a paciente de um dos maiores hospitais psiquiátricos do Brasil”, no qual o jornalista Daniel Sonim reuniu, a partir de manuscritos e entrevistas, as experiências de vida de Walter Farias, ex-funcionário que se transformou em paciente, na década de 1970, do Complexo Psiquiátrico do Juquery, em Franco da Rocha, na Região Metropolitana de São Paulo.
Segundo os palestrantes, números oficiais dão conta que naquela época o local chegou a abrigar quase o dobro das 9 mil pessoas que tinha condição de comportar e estima-se que 110 mil pacientes foram recebidos no Juquery ao longo de décadas, descrevendo detalhadamente o cotidiano de descasos, crueldades e desesperos, diante de tratamentos abusivos que marcaram não somente a vida dos pacientes, mas também, de funcionários que como Walter acabavam adoecendo.
Os autores encerraram a Semana Acadêmica de Psicologia com autógrafos nos livros adquiridos pela plateia, que ainda se mostrava ávida por ouvir suas experiências e reflexões tão atuais e importantes acerca do tema proposto.
foto: A comemoração contou com uma mostra de 32 trabalhos e a apresentação de uma banda experimental
foto: Arquivo Pessoal
Diretora da Divisão de Comunicação: Jesana Lima
Assessoria de Imprensa / Jornalismo
Priscila Caldeira – MTb.: 8.148/PR
Daniel Torres – MTb.: 51.540/SP