Senado aprova projeto para socorrer microempresas

08/04/2020 18h52

PL autoriza concessão de crédito durante crise do covid-19

Publicado em 07/04/2020 – 21:09 Por Marcelo Brandão – Repórter da Agência Brasil – Brasília

O Senado aprovou hoje (7) o Projeto de Lei (PL) 1.282/2020, que pretende socorrer as microempresas durante o período de duração da pandemia do novo coronavírus. O projeto autoriza a concessão de crédito para microempreendedores individuais (MEI) e microempresas com risco assumido pelo Tesouro Nacional. O texto vai à Câmara dos Deputados. Se aprovado sem alterações de mérito, seguirá para sanção presidencial.

A aprovação ocorreu por unanimidade, com 78 votos favoráveis. Segundo a relatora do projeto, senadora Kátia Abreu (PP-TO), o projeto é necessário para auxiliar as empresas que mais empregam no país. “As instituições financeiras públicas e privadas possuem os recursos para empréstimos, mas não os concedem porque, temporariamente, os riscos dos tomadores de empréstimos não podem ser adequadamente calculados”.

O projeto sugere a disponibilização de um valor de R$ 10,9 bilhões, com as operações de crédito podendo ser formalizadas até o final de julho. O crédito deve ser destinado às microempresas, que têm faturamento bruto anual de até R$ 360.000, com juros de 3,75{566cc9a385eb5c53176b33b2e5256920dc5e2831a279a8f78f8e371482bf4501} ao ano, prazo de 36 meses para o pagamento e carência de seis meses para início do pagamento. Banco do Brasil, Caixa Econômica, bancos cooperativos e cooperativas de crédito poderão participar do programa.

O texto do substitutivo, assinado por Kátia Abreu, foi costurado em acordo com a equipe econômica do governo. A ideia é garantir o apoio de todas as lideranças do Senado, tanto do governo quanto da oposição, e facilitar a aprovação no Congresso Nacional. A relatora acatou algumas emendas, dentre elas a obrigatoriedade das empresas tomadoras do financiamento em manter seus funcionários até o fim do estado de calamidade pública.

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) pediu a palavra para apoiar o projeto e incentivar, ao fim do período de calamidade, uma discussão de apoio permanente às micro e pequenas empresas. “A maioria dos empregos formais são garantidos pelo pequeno e microempresário. E são os que mais empregam mulheres no Brasil. Que este projeto sirva não apenas em caráter transitório. Quem sabe, com outros critérios, poderemos transformar esse projeto em definitivo”.

 

Edição: Fábio Massalli
Fonte: Agência Brasil

Alunos de Educação Física da FAI participam do Projeto Conexão Ativa

16/04/2026   17h08 A proposta visa oferecer atividades físicas e esportivas para alunos da rede pública de ensino Por Jéssica Nakadaira Teve início no último dia

FAI regulamenta criação e funcionamento das Ligas Acadêmicas

16/04/2026   12h08 Para as associações já existentes, o regulamento estipula um prazo de 180 dias para a adequação integral às novas normas Por Jéssica Nakadaira

Prefeitura de Adamantina abre inscrições para cursos de costura no Fundo Social

16/04/2026   17h49 A Prefeitura de Adamantina, por meio do Fundo Social de Solidariedade, está com inscrições abertas para novos cursos gratuitos de costura básica (iniciante)

Prefeitura de Adamantina participa de assinatura de autorizo para convênios com municípios turísticos paulistas

16/04/2026   17h35 A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, participou nesta quinta-feira, dia 16 de abril de 2026, da

00:00