UniFAI adquire Plataforma Multidisciplinar 3D para cursos da área de biológicas e da saúde

07/05/2019 22h06

Equipamento de quase R$500 mil é ferramenta de suporte aos docentes e discentes para auxiliar as metodologias ativas

Por Priscila Caldeira / Colaborou: Profª Drª Marisa Cardim

 O Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) adquiriu uma Plataforma Multidisciplinar 3D para cursos da área de biológicas e da saúde. O equipamento é uma ferramenta de suporte aos docentes e discentes para auxiliar as metodologias ativas, com o objetivo de melhorar a qualificação dos alunos. A compra foi realizada no final de março no valor de R$ 480.250,00.

 De acordo com a Profª Drª Marisa Furtado Mozini Cardim, coordenadora de Comunicação Científica, para a aquisição do equipamento foi realizado um estudo detalhado, buscando aquele que contemplasse o maior número de cursos.

 “A necessidade de novas metodologias de ensino é uma constante no meio acadêmico. Diante desse fato, em outubro de 2018 demos início a um projeto de desenvolvimento institucional direcionado ao enriquecimento e qualificação no processo ensino-aprendizagem. As novas tecnologias e inovação vêm com a finalidade de acelerar esse processo dentro da UniFAI e criar ambientes totalmente interativos”, afirma a professora Marisa.

 A plataforma, que permite a ampla utilização de recursos audiovisuais como estratégia de ensino, possui módulo de Fisiologia, atlas anatômicos com mais de 6.500 estruturas identificadas e interativas que possibilita a procura e localização de estruturas anatômicas pelo nome, bem como modelos dinâmicos das estruturas musculares.

 “A plataforma também conta com visualizador de lâminas histológicas, além de possibilitar conexão com microscópio digital e projeção ‘touch’. Permite conversão de imagens de tomografias e ressonâncias magnéticas em 3D e compartilhamento do vídeo com múltiplas telas”, detalha.

 O reitor, Prof. Dr. Paulo Sergio da Silva, frisa: “Estamos trazendo para UniFAI o que há de melhor em tecnologia e treinamento docente para seu maior aproveitamento. Com essa união entre tecnologia e metodologias educacionais podemos proporcionar aos nossos alunos, maior integração no ensino e inovação constante”.

 “Também estamos buscando ampliar o uso da Plataforma 3D para as demais áreas, em projeto de conteúdo voltado para área de Exatas e da Terra”, diz o pró-reitor de Ensino, Prof. Dr. Délcio Cardim.

 Está previsto para os dias 10 e 11 de maio o treinamento do corpo docente, técnicos e auxiliares de laboratório e equipe de Tecnologia da Informação (TI) para a utilização integral do novo recurso de ensino, com a participação dos cursos da área de Biológicas e da Saúde.

 Fotografia: Celso Sato

Legenda: Plataforma permite ampla utilização de recursos audiovisuais como estratégia de ensino

Diretora da Divisão de Comunicação: Jesana Lima

Assessoria de Imprensa / Jornalismo
Priscila Caldeira – MTb.: 8.148/PR
Daniel Torres – MTb.: 51.540/SP

Mesa 3D

Alunos da EE Helen Keller recebem certificados e moção de congratulações e aplausos

23/06/2024 16h53 Por: Tiago Rafael dos Santos Alves No último dia 18 (terça-feira), os alunos da EE Helen Keller, receberam certificados referentes ao desenvolvimento da

Governo de SP anuncia volta da Feicorte, maior feira latina indoor de pecuária de corte

21/06/2024 16h58 Depois de dez anos da última edição, Feicorte 2024 será realizada entre os dias 19 e 23 de novembro, na cidade de Presidente

Como drones e satélites ajudam no combate e prevenção de incêndios em SP

21/06/2024 16h50 Além dos equipamentos que sobrevoam unidades de conservação, Governo de SP conta com mapas que monitoram focos de incêndios em tempo real Sex,

00:00