UniFAI comemora 25 anos da implantação do curso de Direito

13/03/2020 17h34

Conheça a trajetória de alguns ex-alunos do curso em Adamantina e região

 

Por Prof. Esp. Luiz Antonio Mota

Revisado por Daniel Torres

 

O Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) celebra os 25 anos da implantação do curso de Direito da Instituição.

Autorizado a funcionar por meio do Decreto Presidencial de 28/11/1995 e com renovação de reconhecimento através da Portaria CEE/GP 218 de 10/05/2017, o curso possui duração de dez semestres, funcionando no período noturno no bloco I do Câmpus II.

A implantação do curso em meados da década de 1990 contribuiu para com o sonho de muitos adamantinenses e moradores de municípios vizinhos, uma vez que o curso mais próximo estava localizado a quase 70 quilômetros de Adamantina.

A primeira turma do curso teve início no ano de 1996, estando atualmente na 25ª turma. O curso objetiva preparar o bacharel para o exercício da advocacia e o enfrentamento de concursos públicos, além de transmitir-lhe formação cultural e humanística.  Através da infraestrutura disponibilizada aos alunos, o curso visa dar a experiência prática necessária para o futuro exercício profissional, além de possibilitar um entrelaçamento entre o ensino à pesquisa e a extensão, através do Núcleo de Práticas Jurídica (NPJ/UniFAI), o Centro de Pesquisa e Atividades Complementares (Cepac), e com as parcerias existentes com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) – órgão do Poder Judiciário –, Núcleo Especial Criminal (Necrim), Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Associação dos Advogados do Estado de São Paulo (AASP), Escola Superior do Ministério Público (ESMP) e a 59ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Adamantina.

Em comemoração aos 25 anos do Direito, a UniFAI, durante o decorrer de 2020, irá destacar alguns alunos do curso que atualmente estão inseridos com louvor no mercado de trabalho. Nessa primeira oportunidade, o destaque é para o advogado José Silvio Graboski de Oliveira, concluinte da primeira turma do curso (1996/2000); e aos recém advogados Igor Henrique Carvalho Bueno e Jéter Lailton Ferreira Tovani, concluintes da 20ª turma (2015/2019).

José Silvio Graboski de Oliveira

Aluno da primeira turma do curso de Direito da UniFAI, José Silvio Graboski de Oliveira é advogado, com escritório situado na cidade de Adamantina.

Seu desejo era cursar Direito, mas, por suas condições econômicas e de trabalho, não tinha como se deslocar para outra cidade. Ele conta que quando a FAI divulgou o vestibular para o curso de Direito, aproveitou a oportunidade, pois, ainda que trabalhasse, já fosse casado e tivesse filho, ficaria mais fácil fazer o curso em sua cidade. Desse modo ingressou na primeira turma do curso de Direito no ano de 1996, concluindo em 2000, realizando o exame da OAB e obtendo a aprovação.

Ele relata que o curso de Direito redirecionou sua vida profissional. “Era professor da Rede Estadual e havia tido experiência no setor público, como vereador e secretário municipal de Educação no município de Adamantina, de forma que tinha certa experiência em Direito Administrativo e na área da Educação”, contou. Desse modo, Graboski uniu seus conhecimentos e após a aprovação no aludido exame da OAB, passou a atuar como consultor na área de Direito Educacional, oferecendo serviços profissionais para as prefeituras.

Ele Iniciou suas atividades com a abertura do escritório Graboski Advogados Associados, instalado em Adamantina. Enfatiza que o escritório é reconhecido como referência nacional na área do Direito Educacional, atuando também em outras áreas, como Direito Trabalhista, Previdenciário e da Família.

“Em meu escritório sempre procuro dar oportunidade para estagiários de Direito da UniFAI como forma de partilhar conhecimentos e incentivar os jovens que optaram pela carreira jurídica. Minha equipe é constituída na totalidade de advogados formados pela UniFAI, sendo José Roberto do Nascimento [da I Turma de Direito], Sarita da Matta Dias Peres [da VI Turma], Luiz Antonio Mota [da VIII Turma], Leonardo Contiero [da XVIII Turma ]e Igor Henrique Carvalho Bueno [da XX Turma]”, elencou.

“Com o curso de Direito concluído na primeira turma da UniFAI redirecionei minha carreira e alcancei sucesso profissional, satisfação pessoal e realização econômica. Agradeço a UNIFAI pela oportunidade e desejo a todos os alunos da instituição bons estudos, dedicação e acima de tudo comprometimento”, finalizou Silvio Graboski.

Jéter Lailton Ferreira Tovani

Jéter Lailton Ferreira Tovani foi aluno da XX turma de Direito da UniFAI, concluindo o curso em 2019 estando atualmente advogando na cidade de Santa Bárbara d’Oeste.

Acompanhe abaixo a íntegra da entrevista:

UniFAI – Qual o motivo da escolha do curso de Direito da UNIFAI?

Jéter – Fruto de um primeiro contato exitoso com a área jurídica (estágio no Fórum de Adamantina ainda enquanto cursava ensino médio na Etec) e, desde então, considerando minha enorme identificação com a área, decidi-me pelo Direito, ciência essa em que firmo todas as minhas aspirações profissionais. Assim, sendo um munícipe de Flórida Paulista e, considerando a abrangência regional dos cursos oferecidos pela UniFAI, sobretudo o excelente curso de Direito, bem como as oportunidades de estágio locais, foram fatores decisivos para me decidir para ser um discente do curso de Direito do Centro Universitário de Adamantina.

UniFAI – O curso de Direito contribuiu para sua vida? Em qual área do Direito você atua?

Jéter – A contribuição do curso de Direito em minha vida é notável. Além de corresponder com meus objetivos profissionais, garantindo uma educação de nível superior de qualidade, é a base para a profissão que atualmente exerço: advogado. Ressalto ainda, que essa graduação muito ampliou minha visão do que é prestar serviços à sociedade, agregando certamente inúmeros valores sociais, dado o constante contato com a comunidade, proporcionado por seus programas de extensão, dos quais destaco “UniFAI-Social” e “OAB e UniFAI vão à escola”, que tive o prazer de participar.

UniFAI – Considerações finais quanto ao curso de Direito da UniFAI.

Jéter – Trata-se de um curso multifuncional, ao passo que garante formação jurídica suficiente para que o aluno alcance qualquer que seja a carreira jurídica que objetiva seguir, seja pela área acadêmica, concursos, advocacia etc.  É o curso que fiz e, portanto, posso com propriedade recomendá-lo a novos alunos.

Igor Henrique Carvalho Bueno

Igor Henrique Carvalho Bueno foi aluno da XX turma de Direito da UniFAI, concluindo o curso em 2019 estando atualmente advogando na cidade de Adamantina.

Acompanhe abaixo a íntegra da entrevista:

UniFAI – Qual o motivo da escolha do curso de Direito da UniFAI;

Igor – A escolha se deu pela possibilidade de estudar em uma Instituição de Ensino Superior que sempre teve um curso de Direito bem quisto pela comunidade, aliado ao fato de cursar a graduação aqui mesmo em Adamantina, cidade em que sempre vivi, bem como ter durante estes cinco anos professores que sem sobra de dúvidas poderiam contribuir em muito para o meu futuro profissional.

UniFAI – O curso de Direito contribuiu para sua vida? Em qual área do Direito você atua?

Igor – Sem sobra de dúvidas! Além me propiciar adquirir não só o conhecimento teórico, mas também o prático, visto que o curso abriu oportunidades para que eu pudesse estar realizando estágio profissional, o que ocorreu durante boa parte de minha graduação, o curso de direito também lhe proporciona uma mudança de pensamentos, a possibilidade de enxergar uma mesma situação de várias óticas diferentes, uma verdadeira mudança de conceitos. Desde minha recente conclusão do curso de Direito da UniFAI tenho atuado como advogado em um escritório de advocacia da cidade, local onde, inclusive, realizei estágio durante a graduação.

UniFAI – Considerações finais quanto ao curso de Direito da UniFAI.

Igor – Conforme dito, o curso de Direito da UniFAI muito contribuiu para a minha vida, tanto a profissional quanto a pessoal. O curso de Direito da UniFAI é um curso consolidado, com profissionais de diversas carreiras jurídicas e que sempre estão à disposição dos discentes para que estes possam alcançar suas potencialidades. Também é válido lembrar que é da UniFAI o curso de Direito que possui o segundo maior em números de aprovação no exame da OAB (requisito para o exercício da advocacia) em todo o Oeste Paulista.

Nas próximas edições iremos contemplar o sucesso profissional de outros alunos do curso de Direito da UniFAI.

 imagemEm comemoração aos 25 anos do Direito, a UniFAI, durante o decorrer de 2020, irá destacar alguns alunos do curso que atualmente estão inseridos com louvor no mercado de trabalho; nessa primeira oportunidade, o destaque é para o advogado José Silvio Graboski de Oliveira, concluinte da primeira turma do curso (1996/2000), e aos recém advogados Igor Henrique Carvalho Bueno e Jéter Lailton Ferreira Tovani, concluintes da 20ª turma (2015/2019)

imagemFotos: Arquivo Pessoal / Composição: Daniel Torres

Diretora da Divisão de Comunicação:
Jesana Lima – MTb: 75.651/SP
Redação
Priscila Caldeira – MTb.: 8.148/PR
Daniel Torres – MTb: 51.540/SP
Direito_25 Anos_graboski_jeter_igor

Aluna de Medicina Veterinária é premiada na Conferência Anual ABRAVEQ

12/07/2024 15h39 O trabalho apresentado consiste em um caso atendido nas dependências da CLIVET (Clínica Veterinária da FAI) Por Jéssica Nakadaira Pelo segundo ano seguido,

Votação para o mascote oficial dos Jogos Universitários segue até o dia 2 de agosto

12/07/2024 15h32 O vencedor será premiado com dois Power Banks Por Jéssica Nakadaira O Centro Universitário de Adamantina, com o intuito de promover a criatividade

CIPA da FAI organiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes de 17 a 19 de julho

12/07/2024 15h24 Realizada no Câmpus II, SIPAT 2024 tem parceria com Serviço de Apoio Psicopedagógico e Psicossocial (SAPP) Por Priscila Caldeira O Centro Universitário de

00:00